Teia Digital

ESTIMATIVA DE INFLAÇÃO DE 2024 VOLTA A SUBIR – Por Silvio Persivo

Hoje em dia estou rindo de tudo.” Nada vale mais do que rir. Rir é fortaleza” (Frida Kahlo).

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE PORTO VELHO

Está sendo elaborado pela Prefeitura Municipal de Porto Velho o Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Município de Porto Velho/RO (PAEDS), via Agência de Desenvolvimento (ADPVH), que vem realizando uma série de encontros virtuais e presenciais para debater sobre os desafios, demandas e oportunidades para o planejamento do município. Também ,no dia 27 de junho, será realizada uma audiência pública, das 19h às 22h, no Teatro Banzeiros, para a apresentação e discussão da realidade econômica do município visando traçar estratégias que irão compor a estrutura do plano apontadas nos encontros setoriais que ocorreram entre os dias 11 e 14 de junho. Os encontros são abertos ao público e a população pode acompanhar as discussões através do site oficial do evento: https://www.paedspvh.com.br/.  Nos encontros, cada setor tem a oportunidade de compartilhar suas opiniões, colaborando para a construção de um plano mais eficaz e inclusivo. Da forma virtual, os encontros são realizados no link https://www.youtube.com/c/PrefeituradePortoVelho-ro.

FIM DA GREVE NAS UNIVERSIDADES

Uma parte dos professores das universidades está a favor de acabar com a greve e, tudo indica, que ela irá terminar na próxima semana, embora algumas insistam em não parar a greve. Em Rondônia na quinta-feira (27) a ADUNIR, sindicato dos docentes fará uma assembleia para discutir o fim da greve. No entanto, as insatisfações são grandes e até contra o comando nacional da greve que decidiu assinar a última proposta do governo sem deliberação pelas assembleias de professores. Embora possa parecer que o governo ganhou na marra e impôs o que desejava, de fato, o desgaste foi muito grande, pois, além dos dias parados, que terão de ser repostos, a imagem do presidente foi pro brejo. Começaram a surgir fortes críticas não somente de que as federais possuem obras paradas com mais de 20 anos, como também que o governo só investe nas IFROs porque são técnicas, ou seja, o pessoal se prepara para o mercado não para pensar. Até mesmo os que defendem o governo foram obrigados a reconhecer que não se dá a menor prioridade à educação. E é preciso dizer que mais unidos e mais conscientes de seu papel os técnicos administrativos continuam em greve. Fica a sensação de que foi uma greve inútil e os professores, infelizmente, como suas representações sindicais não tem determinação nem segurança no que querem. Os erros são dos dois lados. Nem toda derrota, porém é o fim de uma luta e muitos abandonarão as suas posições a favor do atual governo. É uma vitória de Pirro.

 ESTIMATIVA DE INFLAÇÃO DE 2024 VOLTA A SUBIR

O Boletim Focus, pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos, esta semana, trouxe a previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) com uma elevação, passando de 3,96% para 3,98% este ano. Para 2025, a projeção da inflação também subiu de 3,8% para 3,85%. Para 2026 e 2027, as previsões são de 3,6% e 3,5% para os dois anos. O aumento da inflação prevista provém de que, em maio, pressionada pelos preços de alimentos e bebidas, a inflação do país foi 0,46%, depois de ter registrado 0,38% em abril. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas-IBGE divulgou que, em 12 meses, o IPCA acumulou 3,93%.

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com