Cultura

Escritores recebem bolsa para criação literária

Rota da Leitura
  • Autores dos textos selecionados participaram da Oficina Vivências Literárias;
  • Textos serão compartilhados em publicações previstas para serem lançadas no primeiro semestre de 2022

Para estimular e valorizar a produção literária, especialmente de mediadores e mediadoras de leitura, bibliotecários e bibliotecárias, educadoras e educadores sociais e demais interessados, o Itaú Social, em parceria com o escritor Marcelino Freire, selecionou relatos de 5 autores para receberem uma bolsa de R$ 3 mil. 

Os textos selecionados são de Elisângela Cristina Siqueira de Melo, Cuiabá (MT); Fabiana Pedroni, de Vila Velha (ES); Kenni Rogers Closs, de Curitiba (PR); Monaliza Caetano Santos, de São Paulo (SP); e Valdelice de Conceição Santos, de São Félix (BA). Os textos produzidos serão publicados e divulgados no primeiro semestre de 2022 nos sites do Itaú Social e da Balada Literária.

“A bolsa serve de estímulo para que os profissionais se dediquem a aprofundar suas técnicas de escrita literária e de relato oral. O desenvolvimento e o resultado deste projeto serão públicos, permitindo a formação de novos escritores por todo o Brasil”, destaca a coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo.

Para concorrer à bolsa, os bolsistas participaram da Oficina Vivências Literárias, realizada no Polo, ambiente de formação do Itaú Social. Os textos serão desenvolvidos pelos autores, sob a supervisão de Marcelino Freire. 

Ainda estão previstos para ocorrer encontros virtuais abertos ao público nos quais Freire oferecerá orientações e dicas aos autores sobre como concluir suas obras. A publicação será composta por ilustrações de artistas e diagramadas pelo editor e designer Daniel Minchoni.

Oficina Vivências Literárias

A Oficina Vivências Literárias foi realizada entre os meses de setembro e outubro. As atividades foram conduzidas por Freire e contaram com a participação especial dos autores Julie Dorrico, Paulo Lins e Socorro Acioli.

O conteúdo da formação abordava temas como gêneros literários de autoficção, biografia, produção escrita a partir da vivência da infância, criação de sinopse, técnicas literárias para soltar o texto, entre outros.  Durante a oficina, os participantes produziram uma sinopse, acompanhada das seis primeiras laudas da produção literária.

Sobre o autor

Marcelino Freire é um dos nomes mais prestigiados da literatura contemporânea. É autor de livros como “Nossos Ossos”, “Bagageiro”, “Seleta: por pior que pareça” e “Contos Negreiros” (premiado com o Jabuti). Em 2004, idealizou e organizou a antologia de microcontos “Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século”, assim como participou de várias antologias no Brasil e no exterior. É criador da Balada Literária, que há 15 anos reúne dezenas de escritores nacionais e internacionais. 

FONTE: ASSESSORIA COMUNIQUESE

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com