Cultura

Escola de Circo Dragões de Rondônia atende 1,5 mil alunos com oficinas gratuitas nas escolas e associações

O Circo Escolar Dragões de Rondônia tem prestado serviços gratuitos à comunidade de Porto Velho

O Projeto Escolar de Circo Dragões de Rondônia mantém viva uma trajetória iniciada em 1963, quando dona Márcia Gonçalves Prestes começou atividades circenses em um espaço gramado às margens da histórica Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho. Mais de seis décadas depois, a iniciativa segue ativa, agora alcançando mais de 1,5 mil estudantes em oficinas realizadas na Escola Jesus de Nazaré, no bairro Socialista.
 
O projeto foi retomado em 1979, antes da consolidação do programa “A Praça é Nossa”, com atividades na Praça Marechal Rondon. Em 1993, integrantes do grupo concluíram formação na Escola Nacional de Circo, no Rio de Janeiro, fortalecendo a base técnica da iniciativa. Dois anos depois, em 1995, o trabalho foi reativado no Sesc Esplanada das Secretarias.

Entre 1997 e 1998, o projeto expandiu sua atuação para o SEST/SENAT, desenvolvendo o Circo e Teatro como ferramenta de ressocialização de detentos do presídio Ênio Pinheiro, com destaque para a montagem da peça “Bizarros”. A proposta consolidou o caráter social da escola, que passou a atuar não apenas na formação artística, mas também na inclusão e transformação social.
 
Ao longo dos anos, o Circo Escolar Dragões de Rondônia tem prestado serviços gratuitos à comunidade de Porto Velho, levando oficinas às escolas das redes municipal e estadual, além de associações de bairros.
 
Atualmente, o projeto é promovido com apoio da Lei Aldir Blanc, por meio de edital da Funcultural e da Prefeitura de Porto Velho. O presidente da Escola de Circo Dragões de Rondônia é Natanael Costa, conhecido como Mestre Dragão de Rondônia.
 
A ação conta ainda com parceria da Federação de Capoeira Regional de Rondônia, Lutas e Artes Marciais de Rondônia (FLOAERO). As oficinas acontecem com entrega de certificados aos participantes. A expectativa é ampliar o alcance das atividades e fortalecer o circo como instrumento permanente de educação, cultura e cidadania na capital rondoniense.
 

FONTE: RONDONIAOVIVO.COM

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]