Justiça

Equipe de Expedito identifica perfis falsos criados para espalhar fake News

Assessoria jurídica está analisando os casos para entrar com ações por calúnia, injúria e difamação

A assessoria de mídias sociais da campanha da coligação “Rondônia, esperança de um novo tempo” identificou e repassou para a assessoria jurídica cinco perfis falsos criados numa rede social para atacar o candidato da coligação a governador, Expedito Junior, por meio de fake News, isto é, com a disseminação de notícias falsas. A coordenação de mídias sociais identificou alguns supostos criadores dos perfis falsos, contra quem o jurídico estuda o ingresso de ações por calúnia, injúria e difamação.

Diferente de páginas de humor, de paródias ou outras ‘brincadeiras’ no campo virtual, as chamadas fake News criam conteúdo intencionalmente falso, com o objetivo de prejudicar alguém. Uma das primeiras medidas da assessoria jurídica será acionar o Google e o Facebook para tirarem as páginas do ar, mas as ações judiciais serão movidas paralelamente.

As notícias falsas se espalham 70% mais rápido que as verdadeiras e alcançam muito mais gente. A conclusão é do maior estudo já realizado sobre a disseminação de notícias falsas na internet, realizado por cientistas do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), dos Estados Unidos publicado na revista Science.

Segundo o Manual de Investigação Cibernética à Luz do Marco Civil da Internet, no Brasil a Justiça já dispõe de poder para julgar e condenar conteúdos difamatórios ou caluniosos, sendo que no caso da Justiça Eleitoral o poder é ainda mais rápido. Pode agir antes e perguntar depois.

A divulgação da notícia falsa praticada com a intenção de ofender alguém, poderá configurar crime contra a honra: calúnia, injúria ou difamação, conforme previsão do Código Penal. Nesse caso, a assessoria jurídica da candidatura de Expedito Junior alerta para a possibilidade de as implicações penais não atingirem apenas os que criam e espalham falsidades pela internet, como também seus efeitos civis podem ser mais abrangentes, alcançando também aqueles que, de forma imprudente ou por má-fé, compartilham informações inverídicas.

Isto porque, de acordo com o Código Civil, qualquer pessoa que causar prejuízos (materiais ou morais) a outro, ainda que por negligência ou imprudência, comete ato ilícito, passível de responsabilização (pagamento de indenização, multa em caso descumprimento, retratação, etc).

O próprio  candidato Expedito Junior entrou em cena para pedir aos seus eleitores, simpatizantes e correligionários que ajudem a combater as fakes News, contestando as mentiras e repondo as verdades.

FONTE: ASSESSORIA

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]