Em Linhas Gerais

Eis uma máxima latina: “Populus Vult decip, ergo decipratur” – “O povo quer ser enganado, portanto, que ele seja enganado”.- por Gessi Taborda

“Esta é a verdade: a vida começa quando a gente compreende que ela não dura muito”. Millôr Fernandes (1923-2012), jornalista, escritor, humorista e teatrólogo brasileiro.

 MENTIRAS POLÍTICAS

ortegaO filósofo José Ortega Gasset diz que “A definição da mentira é transformar a utilidade em verdade. O império da política é, portanto, o império da mentira”. Partindo desse pensamento de Gasset, os historiadores comungando o mesmo sentimento vão muito além, denominando o comportamento da maioria dos políticos de oportunistas, impostores, desprovidos de escrúpulos e nefastos para seus cidadãos.

O escritor espanhol José Maria Martinez Selva, em seu livro “A Grande Mentira”, registra que na Grécia Antiga, o general Alcíbiades (450 a.C), desde criança revelou-se insolente, mentiroso e vaidoso. Mas teve um único mérito: “Na batalha de Délio, Alcibíades, a cavalo, salvou Sócrates na retirada e o defendeu dos ataques dos inimigos”.

O filósofo Gasset não está sozinho ao considerar os políticos como mentirosos. O eurobarômetro, sistema de medição da opinião pública europeia diz que apenas 15% da população confia nos políticos.

 COMPORTAMENTO POLÍTICO

ortegaUma crença amplamente disseminada que se encaixa nestes dados, é a de que a linguagem política é uma linguagem de mentirosos. É um patrimônio do comportamento dos políticos.

A linguagem do poder procura criar uma verdade própria, às vezes separada da realidade, para obter a aquiescência dos subordinados.

No entanto, não estamos indefesos a esse uso manipulador, pois a linguagem é um instrumento que serve tanto para manipular como para evitar que nos manipulem. Portanto, a recíproca é verdadeira. Ao contatar um político, siga o caminho inverso para não ser manipulado. A propósito, eis uma máxima latina: “Populus Vult decip, ergo decipratur” – “O povo quer ser enganado, portanto, que ele seja enganado”.

 ROUBO EXAGERADO

Lula23Sim. Foi o que declarou o presidente do PDT, Carlos Lupi, aliado e amigo inseparável de Lula e Dilma e ex-ministro do Trabalho. Por outro lado, a senadora Marta Suplicy, ao oficializar sua saída do PT, se tornou “protagonista de um dos maiores escândalos de corrupção que a nação brasileira já experimentou”.

Lamentando esses escândalos, o ex-presidente Lula disse: “Eu me sinto traído pelas revelações que aparecem cada dia e que chocam o País”. E mais: “Não tenho vergonha de dizer ao povo brasileiro que temos de pedir desculpas”.  Essas declarações foram feitas nos tempos do mensalão.

Mas, manhoso como sempre, Lula, nove anos depois, em abril de 2014, mudou o discurso.

“Quando apareceu o petrolão”, diz Celso Ming no O Estado de São Paulo, “preferiu dizer que ‘o PT tem de aprender a lição com o escândalo de 2005 e partir para cima da oposição’”. Ao divulgar o balanço auditado da Petrobras , Aldemar Bendine, presidente da estatal, disse: “É uma vergonha!”.

Apesar dos reconhecimentos e dos pedidos de desculpas, certos dirigentes do partido não entendem que os companheiros tenham feito algo condenável.

 EXPROPIAÇÃO DA BURGUESIA

padre1Ao contrário, apresentam-se como vítimas da elite branca e da imprensa golpista. Outros, ainda, justificam a corrupção não como roubalheira, mas como “expropriação da burguesia”.

Isso ilustra muito bem o esforço da petezada e a facilidade com que assumiram, agora, a defesa do Padre Franco, prefeito de Cacoal, mesmo com sua inegável fidelidade pela chefe de gabinete, ainda presa por meter a mão no erário cacoalense.

Isso explica também as sinecuras do Bengala, presidente da Câmara de Porto Velho, um ex-pobretão de Jaci que usa e abusa das mordomias do cargo, não só para viajar levando à tiracolo (??) seu motorista e, também, usando a viatura oficial de representação para cuidar de interesses pessoais.

 CONVERSA DE DOMINGO

PTTEstou enjoado dessas coisas de política. Acho que nas últimas décadas já escrevi o suficiente para atestar que a velha república e o domínio petralha acabaram por fadiga de material. Sou quase capaz de apostar: no Brasil, Lula já era e aqui na Rondônia, como já falei, o PT teve sua extrema unção com dois padres, ou pelo menos com o padre Franco. E aguardo que os meus raros amigos petistas aceitem a realidade tal como ela é, embora seja difícil esperar que um fanático se convença.

Em Rondônia, o PT já era, repito; e eles terão de repensar suas vidas, achar novos horizontes, sacrificando seus principais algozes, como o tal Roberto Ali-Babá, enganador de dois mandatos em que destroçou a cidade, o  próprio padre Tom, que nunca soube sacar primeiro, bem como seu colega Franco que, para os moradores de Cacoal não demonstrou franqueza nenhuma.

 CANSEI

TabordaNão quero falar dessas coisas imundas da política, pois nem mesmo as entendo como políticas, visto que do lodo só nasce o lodo, do mal só advém o mal, e o bem está em cada lar dos brasileiros que levantam cedo para enfrentar mais um dia de sobrevivência.

Quem nos cuida politicamente é o mesmo que nos maltratam, os políticos, sempre eles, a cuidar de seus interesses pessoais, sem se importar com a falta de ética que fará seus filhos e netos corarem de vergonha pelos seus abjetos atos.

Não adianta nada escrever o que o raro leitor já sabe de cor e salteado. Mas insisto. Escrevo aqui e o raro leitor lê acolá, e os políticos seguem a sua ladainha demagógica, populista, e, de algum modo, gozando de nossas angústias, dos nossos reclamos, pois, a bem saber, eles estão sãos e salvos pelos escaninhos da legislação, sempre ela, oferecendo brechas para que prossigam nessa procissão sem velas, santos e turíbulo, ao caminho das falsas luzes que a soberba acende pelos seus caminhos.

 HÁ UM MOTIVO

TabordaEscrevo por força do ofício de honrar meus próprios filhos, meus companheiros que preservam a dignidade (são poucos, mas existem) do verdadeiro jornalismo. E também o faço em nome de todos os cidadãos-contribuintes-eleitores deste país, mentidos e enganados com frequência por políticos que ganham muito e pouco produzem para nos dar um alento de melhores dias, nem tanto ao momento, mas, sim, de uma futura esperança para nossos filhos e netos.

Nunca me imaginei cercado por tantos meliantes de colarinho branco nesse estado e nesse país. Chego a imaginar que os ladrões de penosas dos tempos em que comecei como foca em “O Limeirense” fazendo cobertura de plantão noturno na delegacia da cidade. Diante do cenário de hoje, os ladrões de galinhas eram símbolos de pureza.

 DEUS NOS LIVRE!

dilma-presidente (1)Os senadores brasileiros vítimas de um ataque bolivariano covarde e antecivilizado, receberam os agradecimentos de manifestantes que se opõem à ditadura de Maduro.

O deputado Juan Guaido disse: “Agradecemos profundamente à iniciativa dos senadores que, lamentavelmente, foram impedidos de cumprir sua agenda”. Outros cartazes, ingenuamente, diziam: “Dilma abra os olhos”. Sinto lhes dizer, mas ela está de olhos bem abertos. E sempre à espreita de conseguir nos escravizar, da mesma forma que já ocorre com os venezuelanos.

 POSSE

Fiero_logoApós homologação na Justiça do Trabalho, a nova diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Fiero, composta por Marcelo Thomé da Silva Almeida (presidente); Oswaldo Duarte Rosalino (1º vice presidente)  tomará posse no dia 1º de julho.

Comentar

Tags

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress