Cultura

Dia do Livro: 7 indicações para fortalecer a sua fé

O Dia do Livro foi comemorado no último dia 15 de outubro, nada melhor do que atualizar a lista de leitura com novas excelentes indicações. Por isso, separamos 7 livros essenciais que serão mais do que edificantes para fortalecer a sua fé. Confira:

1. O peregrino e A peregrina

O peregrino figura entre os maiores clássicos da literatura mundial. Durante muito tempo, foi, depois da Bíblia, o livro mais vendido do mundo, sendo encontrado tanto nas casas mais humildes quanto nas mais luxuosas mansões.

A clássica alegoria de John Bunyan a respeito da vida cristã, tem conseguido manter-se como poucas outras obras-primas literárias. Descrevendo as aventuras da peregrinação de Cristão pelas trilhas da fé bíblica, a obra é rica em aplicações. É uma inspiração atemporal para os cristãos.

A peregrina retrata o caminho para a Cidade Celestial que será percorrido pela família de Cristão, que fica para trás em O peregrino por ter rejeitado a proposta da nova vida em Cristo.

2. Seleções da Biblioteca de Spurgeon

Certa biografia de Spurgeon afirma que ele lia seis livros por semana. Isso equivale a 312 livros por ano! Sua biblioteca, à época de sua morte, contava com 12 mil volumes. Os livros da coleção Seleções da Biblioteca de Spurgeon são resultantes de um grande esforço em equipe para selecionar, entre os 6 mil volumes remanescentes do acervo deste grande pregador do século 19, textos que pudessem contribuir para a edificação do cristão contemporâneo.

Inicialmente focando nos temas oração e sofrimento, a série traz reflexões de grandes nomes entre os Puritanos Ingleses, como John Owen e John Willison, além de outros, sobre um tema de recorrente questionamento entre os filhos de Deus, a fim de encorajá-los em sua fé e convicção cristãs.

3. Sermões de Spurgeon

Por meio de sermões, Charles Spurgeon nos leva a entender e a refletir sobre a grandeza de Deus e Sua graça – alcançada pela simplicidade e compromisso com a oração, concedida através dos milagres de Cristo e manifesta no sacrifício de Seu Filho Unigênito. A série completa já conta com 5 livros:

• Sermões de Spurgeon sobre as grandes orações da Bíblia

• Sermões de Spurgeon sobre os milagres de Jesus

• Sermões de Spurgeon sobre a cruz de Cristo

• Sermões de Spurgeon sobre as parábolas

• Sermões de Spurgeon sobre o Sermão do Monte

4. Grandes pregadores falam sobre santidade

Em tempos em que expressões como “santidade”, “ser santo” e “pureza” evocam reações que vão desde o ceticismo até a zombaria, faz-se necessário que a Igreja, como a Noiva de Cristo, lembre-se do motivo da morte de Jesus na cruz: “para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Ef 5:27).

Neste volume, foram selecionados sermões dos grande pregadores George Whitefield (1714-70), John Wesley (1703-91), Jonathan Edwards (1703-58) e Charles Spurgeon (1834-92) que abordam o tema da santidade de forma muito pertinente.

5. O livro dos mártires

O livro dos mártires vem influenciando gerações de cristãos protestantes desde que foi publicado no século 16. Suas páginas narram a dramática história de um dos mais comoventes períodos da trajetória da Igreja.

Nesta versão ampliada, que inclui relatos dos séculos 17 a 19, o autor traz vida aos dias em que “um nobre exército — homens e meninos, as mães de família e as empregadas — […] subiram a íngreme ladeira do céu, em meio a perigo, labuta e dor”.

Esta edição vem belamente ilustrada por pinturas famosas, gravuras de edições passadas deste e de outros livros históricos, além de fotografias. Tudo isso para tornar a experiência da leitura ainda mais sensorial.

6. O mártir das catacumbas

Este clássico da literatura cristã descreve em vividas imagens a perseguição que os primeiros cristãos sofreram durante os três primeiros séculos da Era Cristã. O manuscrito original de O Mártir das catacumbas foi encontrado em um barco à vela americano, no ano de 1876, e tem autoria desconhecida.

Há mais de um século, desafia e encoraja seus leitores a permanecerem fiéis ao Senhor Jesus, independentemente das circunstâncias. Relata a dramática história de Marcellus, um capitão da guarda pretoriana, que confiou em Cristo como seu Salvador, mas foi perseguido pelo imperador Décio, 249 a 251 d. C. Ele teve que enfrentar a severa perseguição que os seguidores de Jesus Cristo sofreram.

Após a morte e ressurreição de Cristo, o cristianismo difundiu-se rapidamente por todo o império Romano. Os primeiros cristãos vivam os valores ensinados pelos apóstolos e praticavam a igualdade, a bondade e a justiça – radicalmente diferente dos costumes da religião do povo romano.

7. Heróis desconhecidos da Bíblia

Vivemos em uma sociedade que celebra as personalidades em destaque nos meios de comunicação. No entanto, Deus reservou as primeiras páginas da eternidade para outro tipo de heróis. Mas estes foram homens e mulheres absolutamente extraordinários que o Senhor usou para influenciar de maneira determinante a todos os que os rodeavam.

Talvez o que mais nos surpreenda é o fato de eles não terem feito nada que pudéssemos considerar sobrenatural e de não serem fortes ou lendários. Eram pessoas que “simplesmente” confiaram em Deus e transformaram a história com sua forma de viver.

A lição mais importante para nós é que podemos viver como eles. Todos podemos ser heróis. Ainda que quase ninguém saiba o que estamos fazendo nem conheça o lugar onde vivemos, Deus, sim, sabe e, em Seu livro está registrado cada uma de nossas realizações por menor que as consideremos.

Todos os livros indicados você encontra em Publicações Pão Diário.

 

FONTE: ASSESSORIA PÃO DIÁRIO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com