Cultura

Dia do Artesão será comemorado pela Prefeitura de Porto Velho

Evento será realizado no domingo no pátio da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

A Prefeitura de Porto Velho realiza no próximo domingo (18) uma festa em comemoração ao Dia do Artesão. Coordenada pela da Subsecretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), a data será lembrada com uma variada programação e momento ecumênico, durante o todo o dia, no pátio da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Na programação está prevista a realização de desfiles de peças artesanais apresentadas por seus criadores, Companhia Yaporanga com danças folclóricas, oficinas, apresentação de voz e violão, grupo de dança Watiku Mayakan, ato ecumênico, apresentação da escola de samba São João Batista, dança do ventre, quadrilha junina JUABP entre outros. As apresentações acontecerão a partir das 9h.

Criado pela Lei 2419/2017, o Dia do Artesão tem como objetivo valorizar e divulgar o artesanato local. Ao todo, mais de cem artesãos estarão reunidos para comemorar a data alusiva à categoria.

“O importante neste momento é ver a união e cooperação entre a classe e a oportunidade de expor e vender os produtos, mostrando aos porto-velhenses e aos turistas a qualidade do artesanato da nossa capital”, acrescentou o subsecretário da Semdestur, Júlio César Siqueira.

Na programação também consta uma benção especial aos artesãos que participarem do evento. “Temos que valorizar esses trabalhadores que se doam para divulgar o artesanato de Porto Velho, criando mecanismos de incentivo para a venda e exposição dos seus produtos, disponibilizando espaços nas principais praças da cidade”, disse o diretor do Departamento de Desenvolvimento Socioeconômico, Euzébio Lopes,

Por determinação do prefeito dr Hildon Chaves, os artesãos e as instituições sem fins lucrativos agora têm espaço garantido nas principais festas realizadas pelo município. Júlio Siqueira também adiantou que o objetivo principal da festa é o proporcionar um dia de lazer, confraternização, diversão e oportunidade de renda, por meio do projeto Economia Solidária.

O projeto é uma política pública que atua de forma cooperada, com fortalecimento de grupo, do bem comum, sem explorar os outros e sem destruir o meio ambiente. Tem a sua própria forma de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver.

“Estamos desenvolvendo diversas ações para que a Economia Solidária esteja cada vez mais sólida em nossa cidade, com vez e voz, e, sobretudo, com sustentabilidade, tanto no que se refere ao ambiente, quanto à sua autonomia”,finaliza o subsecretário Júlio César Siqueira.

Fonte: Semdestur

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com