Em Linhas Gerais

DESORGANIZAÇÃO; CONCORRÊNCIA DE FATO – por Gessi Taborda

FILOSOFANDO

“Se suas últimas manobras impelirem o impeachment para a linha de chegada, Dilma só poderá culpar a si mesma.” Editorial do The New York Times, jornal diário mundialmente conhecido, distribuído em todo os Estados Unidos e em dezenas de países; em sua edição de sexta-feira, dia 18.

AMADORISMO

Custo de vida alto, falta de geração de emprego e investimentos; recessão chegando ao setor de serviços e fechando lojas até nos shopping, o governo do estado (e também o prefeito de Porto Velho) inerte, sem obras estruturantes, tudo isso serve de moldura para a situação de descalabro econômico verificada em Rondônia. E esse quadro grave e real não some só com declarações otimistas do governo e de seus áulicos.

O pior de tudo é que essas contradições entre a realidade e o discurso oficial apenas reforçam o amadorismo dos dirigentes públicos rondonienses na condução da economia.

DESORGANIZAÇÃO

Até parece que governo estadual e o prefeito de Porto Velho ainda não entenderam o espírito da coisa: Os governos devem existir para melhorar a vida da população.

Há muitas evidências de desorganização na economia pública do estado, na gestão lamentável de Confúcio Moura, bem como na tragédia da falta de credibilidade no governo municipal de Confúcio Moura.

Em relação ao Estado mais uma vez o Judiciário precisou intervir para evitar um tombo maior nas finanças públicas. A ordem foi clara: Confúcio tem de parar as nomeações de servidores comissionados e promover a exoneração do excesso desses servidores que oneram a folha de pagamentos.

NA PREFEITURA

Em termos daquilo que alguns áulicos insistem em chamar de gestão (??) de Mauro Nazif parece óbvio o desenlace entre os objetivos econômicos sadios e a esbórnia administrativa. E não só pelo caso da novela maldita do transporte coletivo urbano mas também pelo desequilíbrio fiscal.

E isso não é uma especulação. É o que se depreende das constantes cobranças feitas pelo Tribunal de Contas do Estado, especialmente pelo Conselheiro Wilber Coimbra.

CONCORRÊNCIA DE FATO

É ele quem acaba de emitir parecer exigindo da prefeitura a realização de concorrência pública de qualidade para a solução real do transporte urbana (que continua tão caótico como antigamente).

E agora vem outro alerta do mesmo Conselheiro do TCE: a forte ameaça no desequilíbrio fiscal verificado na despesa com pessoal da prefeitura. Enquanto a cidade tiver à frente de sua administração prefeitos sem credibilidade (como acontece agora) o crescimento sustentado da economia local não será restabelecido.

DIFICIL DE ENTENDER

Por dever de ofício acompanho os fatos da política nacional por muitos anos. Mas ainda não consegui entender por que num país como o Brasil ainda exista esse sentimento exacerbado, verdadeiro fanatismo, na “militância” do PT, mesmo após a revelação dos crimes que levaram de roldão alguns pilares do orgulho nacional, como soem ser a Petrobras.

O INDIGITADO

E digo isso estimulado, também, por ver que o mesmo fenômeno é registrado aqui por Porto Velho, onde um punhado de pessoas foi participar de um evento contra o impeachment de Dilma. La estava o ex-prefeito da capital, Roberto Sobrinho, personagem que deixou a prefeitura no segundo mandato direto para o xilindró. O mesmo apelidado pelo povo de “Prefeito Ali Babá”, ao ser apontado como chefe de quadrilha. Não consigo chegar a uma compreensão definitiva desses “esquerdinhas”, com coragem de ficar ao lado do indigitado petralha Ali Babá.

CÉREBRO EMBOTADO

O fanatismo é realmente um sentimento muito perigoso, capaz de embotar o cérebro de multidões, como acontecem com aqueles que defendem entidades esquizofrênicas como o Estado Islâmico, incapazes de condenar as ações mais malucas e deprimentes (como a decapitação dos inimigos), indignas daquilo que entendemos como seres humanos.

QUEM SÃO ELES

Talvez algum leitor possa contribuir com sua opinião, explicando de forma mais detalhada quem são essas pessoas que defendem ladrões denunciados e até condenados na Justiça pelo esbulho do dinheiro público.

Serão os defensores do petismo de gente como Roberto, Dilma e Lula meros ignorantes babacas, sem capacidade de ter opinião própria, preferindo comportarem-se como vaquinhas de presépio, adoradores das táticas de manipulação tão claramente usadas pelo pessoal da estrela vermelha?

Ou são meros extremistas cegos que, devido às suas verdades inquestionáveis, não suportam o contraditório e a pluralidade de posições?

QUEDA PREVISTA

O pai de santo Carlos de Xangô foi contratado pelo PT, segundo o site Bahia Notícias, para dar uma mãozinha espiritual no combate ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, mas disse que, ao jogar os búzios, teve notícias tenebrosas para a presidente Dilma.

“Joguei o futuro de Dilma na mão de Xangô. Ontem arriei o ebó e pedi que, se ela fosse inocente, ela ficasse. Mas a pressão está muito grande. Ela não está aguentando. Ela não vai chegar até o dia 4 ou 5 de abril no poder”, previu. “O medo que eu tenho é que ela se mate após o impeachment”, disse.

PREÇOS IMPOSSÍVEIS

O custo de vida em Porto Velho está subindo de forma implacável e obrigando os consumidores a mudar hábitos alimentares. Isso é reflexo não só da crise econômica mas da inexistência de ações de governo voltados para o equilíbrio dos preços e do consumo. Até hoje nem a capital e nem outras cidades rondonienses têm os Ceasas, ou seja, centro de comercialização e distribuição de alimentos que contribuem no equilíbrio dos índices da formação de preços. Para se ter uma ideia da gravidade do aumento no custo de vida da capital rondoniense, consumidores sofrem com uma alta de preço de mais de 36% em produtos como o leite e nas frutas.

FAXINA

Começam a aumentar de tamanho as cobranças ao presidente da Assembleia, deputado Maurão de Carvalho, para adotar uma espécie de faxina no número de “aspones” mantidos em gabinetes de parlamentares ligados ao lulopetismo. Como se ouvia ontem, “o contribuinte de Rondônia” é quem paga até os “altos vencimentos de petistas” de alto coturno, onde consta aquinhoados que nem são brasileiros. Havia muito indignação diante do informe de que um desses “aspones”, de nacionalidade portuguesa, chega a ter apartamento em Londres.

PARAR A LAVA JATO

O novo Ministro da Justiça escolhido pela presidente Dilma, do PT, mantém a promessa de que vai trocar o diretor da Polícia Federal. Não haverá troca imediata para não parecer que a intenção é frear a Lava Jato. Uma coisa é certa, no atual estágio da Lava Jato, com o apoio que tem da população, qualquer tentativa de atrapalhar as investigações será mais um tiro no pé. A força-tarefa logo iria para a mídia denunciar eventual interferência, e a reação da sociedade seria imediata.

Taborda

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress