Brasil

Desenrola Fies permite renegociação com até 99% de desconto

Estudantes com contratos antigos do Fies poderão renegociar dívidas pelos canais digitais da Caixa e Banco do Brasil a partir desta quarta-feira.

Os estudantes com dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil poderão renegociar os débitos a partir desta quarta-feira por meio do programa Desenrola Fies. A medida prevê descontos que podem chegar a 99% do valor da dívida, dependendo da situação do contrato.

A renegociação foi oficializada pela Resolução CG-Fies nº 66, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira. O programa é destinado aos estudantes que firmaram contrato do Fies até 2017 e que estavam na fase de amortização — período de pagamento da dívida — em 4 de maio de 2026.

O prazo para aderir ao Desenrola Fies vai até 31 de dezembro de 2026.

Segundo o ministro da Educação, Leonardo Barchini, a renegociação poderá ser feita diretamente pelos canais digitais da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Além dos descontos para inadimplentes, o programa também prevê condições especiais para estudantes que mantiveram os pagamentos em dia. Nesse caso, os adimplentes poderão obter 12% de desconto para quitar o saldo devedor de forma antecipada.

A expectativa do Ministério da Educação é beneficiar mais de 1 milhão de estudantes com a renegociação das dívidas estudantis.

O Desenrola Fies integra o programa Novo Desenrola Brasil, lançado pelo governo federal com o objetivo de ampliar o acesso ao crédito e ajudar brasileiros a reorganizarem suas finanças.

Apesar das facilidades oferecidas, o programa não permite o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para abatimento das dívidas do financiamento estudantil.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]