Atualidades

Deputado Laerte Gomes destaca PL do Executivo sobre adesão de Rondônia a benefício fiscal voltado ao setor atacadista

Matéria visa o fomento da atividade comercial atacadista na Área de Livre Comércio do município de Guajará-Mirim.

O deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), Laerte Gomes (PSD), falou durante sessão ordinária desta quarta-feira (9) sobre a importância do Projeto de Lei nº 132/2023 de autoria do Poder Executivo e que dispõe sobre a adesão do estado de Rondônia ao benefício fiscal previsto na legislação do estado do Tocantins.

“Trata-se de um grande projeto de incentivo fiscal que o Governo do Estado está propondo às empresas de Rondônia, onde os benefícios fiscais fortalecem o setor atacadista do estado”, destacou Laerte Gomes.

O parlamentar lembrou que, em 2022, o referido projeto foi solicitado pelo então presidente da Casa de Leis, deputado Alex Redano (Republicanos).

Laerte explicou que, em geral, a propositura tem como intuito, fomentar a atividade comercial atacadista na Área de Livre Comércio do município de Guajará-Mirim, com atividade econômica principal de comércio atacadista, por meio de adesão a benefício fiscal, previsto na legislação vigente do Tocantins, que consiste na outorga de crédito presumido de até 75%, sobre o valor apurado do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), em relação às operações próprias, que reduzirá a carga tributária incidente sobre o setor.

“A proposta do Poder Executivo também reduzirá a base de cálculo nas operações de importação de mercadorias novas do exterior, de forma que a carga tributária do ICMS resulte da aplicação de 2% para revenda”, salientou Laerte Gomes.

Segundo o deputado, os 75% previstos no projeto, beneficiam empresas que vendem com Nota Fiscal saída de Guajará e com a mercadoria também saindo de Guajará-Mirim para a distribuição. E é bom ressaltar aos supermercados, mercados e comerciais de bairros, “atacarejos”, que não precisam se preocupar. Esse benefício é só de CNPJ para CNPJ, não é beneficiado de CNPJ para CPF. Isso tudo faz parte de um pacote de incentivos fiscais que o Governo de Rondônia está criando, com iniciativa do governador Marcos Rocha (União Brasil), e ainda virão outros que o Estado já está criando”, garantiu Laerte.

Ainda de acordo com o deputado, o PL nº 132, garante que não haverá renúncia de receita, uma vez que, será feita uma média dos últimos 12 meses de arrecadação, ou seja, a redução será apenas sobre o valor que exceder. “Com isso, a tendência é a queda nos valores dos produtos, e assim, os pequenos supermercados da região irão se beneficiar comprando produtos mais baratos e, da mesma forma, repassar uma mercadoria mais barata ao consumidor”, argumentou o líder do Governo na Assembleia.

Ao finalizar, o deputado comentou outro aspecto referente ao projeto em pauta, que trata ainda, da diminuição da alíquota de 17,5% para 8,5% para equipamentos rodoviários, ou seja, componentes de caminhões, responsáveis pelo transporte de cargas.

Após dar parecer favorável ao Projeto de Lei nº 132/2023, o deputado agradeceu ao governador Marcos Rocha e à Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) por encaminhar a matéria para votação na Casa de Leis de Rondônia. “Mais uma vez quero parabenizar o governador Marcos Rocha e toda a equipe da Sefin, por terem encaminhado esse projeto, afinal, vivemos um momento no Brasil, onde podemos dizer, de recessão. E estamos presenciando nosso estado de Rondônia criando alternativas para gerar empregos, fortalecer esse segmento tão importante na nossa sociedade, no nosso estado, como fonte de geração de emprego e de receita. No final, todos nós ganhamos”, concluiu o deputado Laerte Gomes.

FONTE: ASSESSORIA PARLAMENTAR

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]