Atualidades

Deputada Ieda Chaves propõe Auxílio Material Escolar aos estudantes e priorização da economia local

Indicação busca substituir compra centralizada por vale-compra para fortalecer comércio e microempresas.

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15241/2025, solicitando um estudo de viabilidade para a criação e implementação do Auxílio Material Escolar. A proposta visa garantir um benefício financeiro específico para a compra de itens escolares pelos alunos matriculados na rede pública estadual, com foco na distribuição no início de cada ano letivo.

O principal objetivo da medida é assegurar condições básicas para o desempenho educacional, sobretudo para os alunos em situação de vulnerabilidade. Contudo, a parlamentar enfatiza que a Indicação não é apenas uma política educacional, mas também uma estratégia de fomento econômico.

“Quando são fornecidos materiais aos alunos, muitas vezes a contratação ocorre com empresas sediadas fora do Estado de Rondônia, gerando impacto direto sobre a arrecadação tributária estadual e sobre a cadeia produtiva local”, justifica a deputada.

Fortalecimento do comércio

Ieda Chaves defende a implementação de um modelo descentralizado, como um auxílio financeiro, cartão ou vale-compra. Para ela, essa modalidade permitiria que as famílias adquirissem os materiais diretamente em papelarias e comércios locais previamente credenciados, substituindo a tradicional compra centralizada pelo governo.

“Tal medida fomentaria o desenvolvimento econômico regional, gerando renda, estimulando o comércio e promovendo a circulação de recursos dentro do próprio Estado, beneficiando micro e pequenos empresários, e fortalecendo a autonomia das famílias na escolha dos itens escolares”, acrescenta a proponente da indicação.

Política pública

Ieda Chaves conclui que o estudo é um “passo relevante para estruturar um modelo de política pública mais eficiente, participativa e econômica”.

FONTE: ASSESSORIA PARLAMENTAR –  ALE/RO DECOM

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]