Interessante

Dependentes de presos podem receber auxílio financeiro mensal

É preciso comprovar a dependência por meio de documentos para ter direito ao benefício. Preso deve estar em regime fechado ou semi-aberto

auxílio-reclusão é um benefício que garante que dependentes de presos recebam um valor mensal para não ficarem desamparados.

Para ter direito ao auxílio, o último salário do preso precisa ter sido igual ou menor a R$ 1.319,18. Caso a pessoa presa estivesse desempregada, mas continuava no período de “qualidade de segurado”, ainda terá direito ao auxílio. Neste caso, será considerado como remuneração o último salário que o segurado recluso tiver recebido para a avaliação do direito ao benefício.

Segundo o INSS, o preso também precisa estar em regime fechado ou semi-aberto.

Os dependentes podem ser cônjuge ou companheira, filhos e equiparados, pais e irmãos. O valor do benefício é dividido em partes iguais para todos os dependentes.

Veja os critérios determinados pelo INSS para cada um deles:

* Esposa ou companheira: comprovar casamento
* Filhos e equiparados: terem menos de 21 anos. Há exceção para filhos “inválidos ou com deficiência”
* Pais: comprovar dependência econômica
* Irmãos: comprovar dependência econômica e terem menos de 21 anos, com exceção para irmãos “inválidos ou com deficiência”

R7 entrou em contato com o INSS para saber o número de brasileiros que recebe o auxílio-reclusão atualmente, mas não obteve resposta até o fechamento da reportagem.

Cálculo do auxílio-reclusão

O valor do benefício é calculado utilizando todas as contribuições previdenciárias que o segurado realizou, retirando as 20% menores. A média aritmética corresponde ao valor do auxílio.

Para conseguir o benefício, é preciso apresentar os seguintes documentos: declaração expedida pela autoridade carcerária, informando a data da prisão e o regime carcerário do segurado recluso, documento de identificação e CPF do dependente, documento de identificação do preso e os documentos que comprovem a dependência.

É possível entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135 para tirar dúvidas sobre o benefício. O serviço funciona das 7h às 22h, de segunda-feira a sábado. Acesse o site do INSS para mais informações sobre o auxílio-reclusão.

FONTE: R7.COM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com