Deputado ganharia de João Doria Jr., Fernando Haddad, Luiza Erundina e Marta Suplicy
O deputado federal Celso Russomanno (PRB) é o primeiro colocado na corrida eleitoral à Prefeitura de São Paulo com 31% das intenções de voto no primeiro turno. Em simulações de segundo turno, Russomanno venceria todos os concorrentes se as Eleições 2016 fossem hoje, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (25), a primeira após o início da campanha.
No primeiro turno, Russomanno é seguido pela senadora Marta Suplicy (PDMB), com 16%; a deputada federal Luiza Erundina (PSOL) com 10%; o atual prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) com 8%; o empresário João Doria Jr. (PSDB) com 5%; Major Olímpio (SD) e Levy Fidelix (PRTB), com 2% cada; e Ricardo Young (Rede) com 1%.
Os candidatos Altino (PSTU), Henrique Áreas (PCO) e João Bico (PSDC) não pontuaram. As intenções de votos brancos e nulos totalizam 17%, enquanto que os eleitores que não opinaram somam 7%.
A pesquisa Datafolha é a segunda divulgada após formalização dos candidatos à Prefeitura de São Paulo. Nesta terça-feira (23), o Ibope divulgou os dados do primeiro levantamento após início oficial da campanha eleitoral — Russomanno aparece com 33% neste estudo.
Encomendada pela Folha de S.Paulo e pela Rede Globo, o Datafolha entrevistou 1.092 pessoas entre os dias 23 e 24 de agosto na cidade de São Paulo. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE com o número de registro SP-01183/2016.
Segundo turno
Em um eventual segundo turno entre Russomanno e Doria Jr., o deputado federal teria 63% dos votos se as eleições fossem hoje, contra 16% do empresário tucano.
Na terceira simulação, entre Russomanno e o atual prefeito Fernando Haddad, o apresentador teria 60%, contra 21% do petista. Por fim, na hipótese de encarar a colega de Câmara Luiza Erundina, Russomanno alcançaria 56% da preferência, contra 29% da socialista.
O Datafolha também colocou frente a frente Haddad e Doria Jr. e, neste caso, houve empate técnico: o petista teria 35% dos votos, contra 33% do tucano. Já num cenário com Marta e Doria Jr., a peemedebista somaria 50% dos votos, contra 25% do rival tucano.
Quando Marta enfrenta Haddad na simulação de segundo turno, a peemedebista teria 47%, contra 24% do petista.
A oitava simulação coloca Erundina contra Doria Jr. no segundo turno, e a socialista venceria com 49% dos votos — contra 24% dos votos do tucano.
Em um eventual confronto entre Marta e Erundina, melhor para a peemedebista: 41% a 33%. Por fim, no 10º cenário, Erundina teria 45% dos votos num eventual segundo turno contra Haddad, que somaria 25%.
Fonte: R7
Add Comment