Mundo

Croácia vai adotar o euro a partir de 2023

O país, que está no bloco econômico desde 2013, será o 20º membro a usar a moeda

Os ministros das Finanças da União Europeia (UE) aprovaram formalmente nesta terça-feira, 12, a adesão da Croácia para se tornar o 20º membro da moeda comum do euro.

O Conselho Europeu, que reúne 27 governos, adotou três atos jurídicos necessários para permitir que a Croácia — membro da UE desde 2013 — introduza o euro, em 1º de janeiro de 2023.

Um desses atos estabeleceu a taxa de conversão para entrada em € 1 para 7,53 kunas croatas (R$ 5,46). O país terá alguns meses para preparar os aspectos práticos para a troca de moeda.

Para adotar o euro, a Croácia teve de cumprir critérios de estabilidade de preços e taxas de câmbio, finanças públicas sólidas e taxas de juros de longo prazo moderadas, todos medidos em relação aos índices de referência da UE.

“Este é um dia histórico para a Croácia, cinco anos de trabalho duro valeram a pena. Agora temos seis meses de preparativos técnicos pela frente”, disse o governador do Banco Nacional Croata, Boris Vujčić. “O país se tornará menos arriscado, será melhor para os cidadãos, para os empresários, seremos um destino de investimento mais atrativo.”

A Croácia, no sudeste da Europa, é um país independente desde 1991. A vizinha Eslovênia, também uma ex-república iugoslava e agora membro da UE, adotou o euro em 2007.

“Adotar o euro não é uma corrida, mas uma decisão política responsável”, disse Zbynek Stanjura, ministro das Finanças da República Tche

FONTE: REVISTA OESTE

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com