Mundo

Coreia do Norte eleva tensão com testes de míssil de longo alcance

Sequência de exercícios balísticos aumenta tensão na Península Coreana em momento de impasse nas negociações nucleares com os EUA

O líder da Coreia do Norte , Kim Jong-un , ordenou um exercício de “ataque de longo alcance”, informou a agência de notícias estatal em Pyongyang nesta sexta-feira, horas após a Coreia do Sul revelar testes delançamento de mísseis norte-coreanos de curto alcance. O ditador exigiu que suas Forças Armadas aumentassem sua capacidade ofensiva enquanto dirigia os disparos dos projéteis, em apelo a uma “postura de combate total”.

“No posto de comando, o líder supremo, Kim Jong-un, foi informado sobre um plano de exercício de ataque de vários meios de longo (alcance) e deu a ordem para a realização” do exercício, segundo a KCNA. Na quinta-feira, Pyongyang disparou o que seriam dois mísseis de curto alcance de Kusong, na província de Pyongan do Norte, segundo o Estado-Maior sul-coreano.

O comunicado da KCNA não define que tipo de arma foi testada, e evita usar as palavras “míssil”, “foguete” e “projétil”.

“A mobilização e ataque bem-sucedidos, planejados para testar a capacidade de reação rápida das unidades de defesa […] mostraram o poder destas unidades, que estavam totalmente preparadas para realizar de forma competente qualquer operação de combate”, assinalou a KCNA.

A edição desta sexta-feira do Rodong Sinmun, jornal oficial do partido que governa Pyongyang, dedica a primeira página e parte da segunda ao lançamento de quinta-feira, com 16 fotos, uma delas de Kim observando o teste.

“Kim enfatizou a necessidade de aumentar ainda mais a capacidade das unidades de defesa, na área de front e na frente ocidental, para realizar tarefas de combate e manter a postura de combate total para lidar com qualquer emergência”, informou a KCNA.

Segundo a agência oficial, Kim destacou acreditar que “a genuína paz e a segurança do país são garantidas apenas pela forte força física” capaz de defender a soberania nacional. O líder norte-coreano estabeleceu tarefas futuras para impulsionar a capacidade militar.

O teste de dois mísseis de curto alcance, nesta quinta-feira, e o disparo de uma série de projéteis no sábado foram os primeiros lançamentos de mísseis do Norte desde o teste de um míssil balístico intercontinental (ICBM), em novembro de 2017. Pouco depois disso, Kim anunciou que a construção de sua força nuclear estava completa e então deixou a retórica ofensiva de lado para se engajar em conversas de paz com líderes internacionais.

O comunicado chega pouco depois de os Estados Unidos anunciarem a captura de um navio cargueiro norte-coreano. O chefe da Casa Branca questionou publicamente, nesta quinta-feira, se o Norte estava mesmo “pronto” para negociar o desmantelamento de seu programa nuclear.

— Eram mísseis pequenos, de curto alcance. Ninguém está feliz com isso — disse o presidente a jornalistas. — A relação continua. Mas vamos ver o que acontece. Sei que querem negociar, falam sobre isso. Mas não penso que estão prontos para negociar.

O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, considerou que os disparos poderiam complicar as discussões com os Estados Unidos.

— Seja quais forem as intenções da Coreia do Norte, alertamos que esse ato poderia tornar as negociações mais difíceis — declarou à televisão local.

O ministro japonês da Defesa, Takeshi Iwaya, afirmou nesta sexta-feira que Tóquio chegou à conclusão de que os últimos lançamentos foram de “mísseis balísticos de curto alcance”, o que viola as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Garantias de segurança

Horas antes do comunicado norte-coreano, o enviado especial americano para a Coreia do Norte, Stephen Biegun, desembarcou em Seul para discutir com as autoridades sul-coreanas a abordagem a ser adotada nas negociações nucleares com Pyongyang. Esta foi a primeira visita de Biegun a Seul desde que Donald Trump e Kim Jong-un encerraram antes do previsto e sem acordo a cúpula em Hanói, em fevereiro.

A base de mísseis Sino-ri, de onde teriam partido os disparos, existe há décadas e fica 75 quilômetros a noroeste da capital do Norte. O local abriga o equivalente a um regimento e é equipado com mísseis Nodong-1 de médio alcance, de acordo com o Centro de Estudos Estratégicos Internacionais.

Qualquer lançamento realizado a partir de Sino-ri em direção a leste deveria atravessar a Península Coreana antes de cair no oceano, segundo especialistas. Biegun se reuniu com seu colega sul-coreano Lee Do-hoon, mas sua agenda política não foi divulgada.

Os dois países aliados — Washington tem 28.500 militares posicionados no Sul para fazer frente a possíveis ameaças de seu vizinho do Norte — trabalham juntos na estratégia de negociação com Pyongyang.

Com os disparos desta quinta-feira, “a Coreia do Norte está enviando uma clara mensagem de que não ficará satisfeita com uma ajuda humanitária” de Seul, segundo Hong Min, pesquisador do Instituto Coreano para a Unificação Nacional.

No encontro histórico com Donald Trump, em junho de 2018, em Cingapura, Kim se comprometeu a “trabalhar pela completa desnuclearização da Península Coreana”. Mas os dois países não chegaram a um acordo para equilibrar suas demandas. Washington pressiona pelo abandono efetivo do programa nuclear da Coreia do Norte, que pede alívio nas sanções internacionais que pressionam sua economia.

Na semana passada, Pyongyang alertou os Estados Unidos para o risco de um “resultado indesejável” se o país não ajustar sua posição até o final do ano.

FONTE: O GLOBO

Comentar

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – FINAL DA COPINHA 2025 – Corinthians x São Paulo – Sábado 25/01/25 ás 09h

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress