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CONSUMIDORES CONSIDERAM GASTOS COM BELEZA COMO PRIORITÁRIOS – Por Silvio Persivo

Tudo é mesmo muito relativo. “Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas” (Friedrich Nietzsche).

FECOMÉRCIO AVISA SOBRE I MUTIRÃO DE NEGOCIAÇÃO FISCAL

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-FECOMÉRCIO-RO, Raniery Coelho, informa aos empresários e contribuintes rondonienses, que estejam com pendência fiscal, que o Governo do Estado estará realizando o I Mutirão de Negociação Fiscal, uma iniciativa Executivo estadual para colocar “Rondônia em Dia” através da  negociação de pendências de ICMS, IPVA, e ITCD gerados até 31 de dezembro de 2014. Segundo Raniery, a instabilidade econômica do País prejudicou pessoas físicas e jurídicas, afetando suas rendas, dificultando o acesso ao crédito, e, em alguns casos, levando-as à inadimplência. O Mutirão vista justamente dar oportunidade de resgate desses créditos tributários através de uma negociação das dívidas com excelentes percentuais de desconto.

FIERO FAZ REESTRUTURAÇÃO PARA EVITAR FECHAMENTO DE ESCOLAS

O aprofundamento da recessão econômica que assola o Brasil e a queda da atividade industrial têm efeito direto sobre os serviços ofertados pelo Sistema Indústria em vários estados. Em Rondônia, o presidente da Federação das Indústrias do Estado, Marcelo Thomé, anunciou na sexta-feira, 29, em Cacoal, a 410 quilômetros da Capital, durante reunião com o Conselho de Representantes da Fiero, presidido pelo empresário Chagas Neto, que está trabalhando na reestruturação do Sistema Fiero, com previsão de drástica redução de despesa, inclusive com a possibilidade de demissões, buscando caminhos para que nenhuma unidade do Sesi e do Senai sejam fechadas. Na segunda quinzena de julho,  a Confederação Nacional da Indústria (CNI) foi comunicada sobre o fechamento de várias unidades educacionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi) em alguns estados do Nordeste, além de Minas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Outros estados percorrem o caminho da reestruturação e adequação aos novos tempos para reduzir a oferta de serviços sem precisar fechar unidades. O Sistema Federação das Indústrias de Rondônia, composto pelo Sesi, Senai e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), tem unidades educacionais em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena e Pimenta Bueno. Atende a quase 20 mil alunos com ensino profissionalizante e ensino regular e médio, além de vários atendimentos de promoção da qualidade de vida do trabalhador e soluções técnicas e tecnológicas para a indústria rondoniense.

VAGAS PARA APRENDIZES

O CIEE está com inscrições abertas até sexta-feira, dia 5, para 12 vagas de aprendizes na Eletrobrás, nos municípios de Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná, Jaru, Ouro Preto, Colorado D’Oeste, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena. As vagas são voltadas para estudantes de 15 a 16 anos e 11 meses, que estejam cursando o ensino fundamental ou médio. A Eletrobrás oferece salário mínimo hora. Complementando o treinamento prático na empresa, os jovens participarão da capacitação teórica do programa Aprendiz Legal na modalidade Ocupações administrativas. Os candidatos devem comparecer nos postos da Eletrobrás nos municípios indicados, munidos de RG, CPF do candidato e de seu responsável legal, carteira de trabalho, boletim e declaração escolar, comprovante de residência e de renda familiar. Mais informações pelo telefone (69) 2182-0440.

 

CONSUMIDORES CONSIDERAM GASTOS COM BELEZA COMO PRIORITÁRIOS

Uma pesquisa nacional do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que mesmo em tempos de crise, os gastos com beleza são vistos como uma prioridade para os consumidores brasileiros. Assim mesmo com o orçamento das famílias mais apertado, o brasileiro optou por abrir mão de gastos com lazer em vez de diminuir as compras de produtos e serviços de beleza e estética. Os consumidores disseram que, com a crise,  os itens que mais sofreram cortes foram as idas aos bares e restaurantes (35,4%) e as viagens (30,9%). Somente em 3º lugar aparecem as compras de roupas, acessórios e sapatos (29,2%), seguidas por cortes na contratação de TV por assinatura (19,7%) e na diminuição do uso de telefones fixo e celular (18,8%). Cortes com gastos com salão de beleza são apenas a sexta alternativa mais citada, com 16,7% de menções. Academia (11,3%), cosméticos (6,8%) e tratamentos em clínicas de estética (6,4%) estão entre as últimas posições no ranking de cortes realizados em virtude da crise, ficando atrás de idas ao cinema e teatro (16,5%), despesas do lar (13,9%) e compra de doces, salgadinhos e bebidas (13,2%).

 

QUEDA DO VAREJO DESACELERA EM JUNHO

As vendas do varejo continuaram a apresentar queda em junho, de acordo com o SpendingPulse, relatório mensal da Mastercard de vendas do varejo, caindo 4,1% em relação a junho do ano passado. As vendas totais ao longo dos últimos três meses caíram 4,5% comparadas a 2015, ligeiramente acima da queda de 5,3% do primeiro trimestre. Porém, alguns setores têm mostrado pequenos sinais de que a desaceleração está perdendo força. Por exemplo, o canal de e-commerce cresceu 1,7% em junho em relação ao mesmo período do ano passado, uma ligeira melhora a partir da média de crescimento de -0,1% do segundo trimestre, comparado a 2015. Além disso, móveis e eletrônicos, bem como materiais de construção, apresentaram quedas menores no segundo trimestre de 2016 em comparação ao primeiro. Ainda assim, o varejo brasileiro continua a apresentar taxas de crescimento fracas. Vestuário, supermercados, artigos farmacêuticos e materiais de construção cresceram acima das vendas totais, mas, apenas um (materiais de construção) apresentou um crescimento no volume de vendas em junho em comparação a 2015. Enquanto isso, móveis e eletrônicos e artigos de uso pessoal e doméstico ficaram para trás nas vendas totais no varejo.

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