A SESSÃO ESTÁ MARCADA PARA ÀS 14H30 E DEVE SER DECISIVA
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados terá nova sessão nesta terça-feira (14), a partir das 14h30, para votar o parecer do deputado Marcos Rogério (DEM-RO) sobre o caso do presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O relatório de Rogério recomenda a perda do mandato do peemedebista.
A análise do texto estava prevista para ocorrer na semana passada, mas foi adiada para esta semana em uma estratégia de adversários de Cunha para ganhar tempo e tentar conquistar votos pela cassação.
Os parlamentares que defendem a cassação avaliam pedir o aditamento da representação com fatos revelados na semana passada, como a abertura de ação penal contra a mulher de Cunha, Cláudia Cruz, por suspeita de crimes de lavagem de dinheiro e evasão fiscal, relacionados à manutenção de uma conta na Suíça a qual Cunha garante que não tem.
No Conselho de Ética, Cunha é acusado de mentir à CPI da Petrobras quando disse, no ano passado, que não possui contas bancárias no exterior. Posteriormente, ele foi denunciado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sob a acusação de usar contas na Suíça para ocultar propina de contratos com a Petrobras.
O placar no Conselho está apertado entre os que defendem que o peemedebista perca o mandato e os que são contrários a essa punição. A deputada Tia Eron (PRB-BA), que ainda não manifestou sua posição publicamente, é considerada detentora do voto decisivo.
Fonte: DiariodoPoder
Add Comment