Mundo

Congresso do Peru rejeita antecipação de eleições para dezembro de 2023

Projeto teve 49 votos a favor, 33 contra e 25 abstenções; a pauta precisava do apoio de 87 congressistas para ser aprovada

O Congresso do Peru rejeitou nesta sexta-feira (16) um projeto de lei para antecipar as eleições gerais no país para dezembro de 2023. A decisão acontece em meio à grave crise política e social marcada por protestos que pedem a renúncia da presidente Dina Boluarte, o fechamento do próprio Parlamento e uma eleição antecipada.

O projeto de lei, apresentado pelo presidente da Comissão de Constituição da casa, o fujimorista Hernando Guerra, obteve 49 votos a favor, 33 contra e 25 abstenções. Para ser aprovado, tinha que ter recebido o apoio de 87 congressistas.

A própria presidente havia sugerido a antecipação, na tentativa de alcamar os ânimos da população que ocupa as ruas do país em protesto contra o caos político que o Peru vive desde a tentativa de autogolpe de Pedro Castillo.

Boluarte acrescentou que, “apesar dos últimos acontecimentos […], violentos disfarçados de manifestantes tentaram colocar [o Peru] em perigo”. Ela reafirmou seu “compromisso de trabalhar pela segurança de todo o país”.

“Nem a violência nem o radicalismo vão acabar com um governo legal e legítimo. Não há espaço para medo, mas para coragem, união e esperança de um país que merece mais de seus políticos”, acrescentou a presidente.

FONTE: R7.COM COM AFP E EFE

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com