Interessante

Comissão de Saúde da Câmara aprova uso de cores para diferenciar medicamentos sob prescrição

Proposta observa critérios da Anvisa sobre risco e controle sanitário; texto tramita em caráter conclusivo e segue para a CCJ

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou nesta semana um projeto de lei (PL 349/25) que estabelece uso de cores para diferenciar medicamentos sob prescrição médica. Proposta segue critério da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre risco e nível de controle sanitário.

O colegiado aprovou substitutivo da relatora, deputada Meire Serafim (União Brasil-AC), ao projeto original, assinado por Romero Rodrigues (Podemos-PB).

Enquanto texto inicialmente previa cores para identificar remédios por classes terapêuticas – o que permitiria classificação por princípio ativo, possíveis efeitos causados no corpo e doenças para as quais são indicados –, o substitutivo alterou padronização conforme “risco e nível de controle sanitário” de cada medicamento.

Segundo Serafim, a adoção de cores segundo classes terapêuticas “pode ser melhor avaliada pela Anvisa, não pelo legislador”. “Tendo em conta qual forma melhor protege a saúde pública, qual traz menos riscos sanitários ao consumidor e qual representa maior segurança para os profissionais de saúde”, explicou.

O PL 349/25 altera a Lei 6.360/76, sobre vigilância sanitária a que medicamentos estão sujeitos. Tramitando em caráter conclusivo, quando não há necessidade de votação no plenário e análise é feita somente em colegiados previamente designados, a proposta segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Depois da Câmara, projeto ainda terá de passar pelo Senado Federal.

FONTE: *Com informações da Agência Câmara

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]