Mundo

China inicia perfuração de buraco do tamanho de 33 torres Eiffel

Poço de 10 km será feito em Xinjiang, região do país rica em petróleo; trabalho busca identificar recursos minerais e energéticos

A China iniciou os trabalhos de perfuração de um poço de 10 km em Xinjiang, região do país conhecida por suas reservas de petróleo. O buraco estreito terá a profundidade equivalente a mais de 33 torres Eiffel.

A perfuração atravessará mais de dez camadas de rochas, segundo relatório citado pelo portal Economic Times. Os técnicos chineses chegarão até o sistema cretáceo, que apresenta estrutura de mais de 145 milhões de anos.

“A dificuldade de construção do projeto de perfuração pode ser comparada a um grande caminhão dirigindo em dois cabos de aço finos”, disse Sun Jinsheng, cientista da Academia Chinesa de Engenharia à agência de notícias Xinhua.

Em 2021, o presidente da China, Xi Jinping, se dirigiu aos principais cientistas do país e pediu um maior empenho na exploração de terras profundas. O objetivo do governo de Pequim é encontrar mineiras e recursos energéticos em camadas profundas do planeta.

Além das questões econômicas, o trabalho de perfuração pode ajudar na avaliação de riscos contra desastres ambientais e erupções vulcânicas.

Segundo o Economic Times, o buraco mais profundo feito pela humanidade é o poço russo Kola Superdeep, com profundidade de 12.262 m, escavado ao longo de 20 anos.

FONTE: R7.COM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com