Poço de 10 km será feito em Xinjiang, região do país rica em petróleo; trabalho busca identificar recursos minerais e energéticos
A China iniciou os trabalhos de perfuração de um poço de 10 km em Xinjiang, região do país conhecida por suas reservas de petróleo. O buraco estreito terá a profundidade equivalente a mais de 33 torres Eiffel.
A perfuração atravessará mais de dez camadas de rochas, segundo relatório citado pelo portal Economic Times. Os técnicos chineses chegarão até o sistema cretáceo, que apresenta estrutura de mais de 145 milhões de anos.
“A dificuldade de construção do projeto de perfuração pode ser comparada a um grande caminhão dirigindo em dois cabos de aço finos”, disse Sun Jinsheng, cientista da Academia Chinesa de Engenharia à agência de notícias Xinhua.
Em 2021, o presidente da China, Xi Jinping, se dirigiu aos principais cientistas do país e pediu um maior empenho na exploração de terras profundas. O objetivo do governo de Pequim é encontrar mineiras e recursos energéticos em camadas profundas do planeta.
Além das questões econômicas, o trabalho de perfuração pode ajudar na avaliação de riscos contra desastres ambientais e erupções vulcânicas.
Segundo o Economic Times, o buraco mais profundo feito pela humanidade é o poço russo Kola Superdeep, com profundidade de 12.262 m, escavado ao longo de 20 anos.
FONTE: R7.COM
Add Comment