Mundo

Chile lança plano para procurar desaparecidos durante a ditadura de Pinochet

De acordo com o governo, 1.192 pessoas ainda não foram encontradas

O presidente do Chile, o esquerdista Gabriel Boric, anunciou no domingo 11 um plano de busca de presos políticos desaparecidos durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990). A data de lançamento foi escolhida por marcar os 49 anos do golpe de Estado.

Segundo o governo, faz parte do plano buscar o paradeiro de 1.192 presos que desapareceram no período, por meio de um trabalho conjunto com organizações de familiares de desaparecidos e mortos durante o regime militar. “Isso não é aceitável, não é tolerável, não é algo que podemos naturalizar”, afirmou o presidente.

A ideia é a reparação de todas as vítimas de violência, segundo Boric, e “a principal garantia de não repetição que podemos oferecer”. O lançamento do plano, no domingo, marcou o início das solenidades para o 50º ano do golpe, em setembro do ano que vem.

A ditadura chilena durou 17 anos e, segundo dados da comissão oficial que recolheu depoimentos de vítimas e familiares, deixou 40.175 vítimas, entre executados, detidos, desaparecidos, presos políticos e torturados. 

Em janeiro, ainda na gestão de Sebastián Piñera, o governo lançou um projeto que prevê acelerar a busca por bebês sequestrados no regime, fazendo aportes de dinheiro e comprando kits de DNA para que organizações que se dedicam a essa procura realizem seu trabalho.

A organização Hijos y Madres del Silencio (Filhos e Mães do Silêncio) se dedica, desde 2014, a identificar menores sequestrados nos anos 1970. A entidade afirma que busca pelo menos 579 bebês desaparecidos no início da ditadura.

FONTE: REVISTA OESTE

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com