Mundo

Chanceler da Alemanha perde voto de confiança no Parlamento

Governo de Olaf Scholz perdeu a maioria no parlamento após racha na coalizão governista; medida abre caminho para eleições antecipadas no país

O chanceler federal da Alemanha, Olaf Scholz, enfrentou nesta segunda-feira (16) um voto de confiança no parlamento, após a demissão do ministro das Finanças gerar uma crise em seu governo de coalizão. Como esperado, ele foi derrotado na votação, abrindo caminho para que o membro mais populoso da União Europeia e maior economia do bloco realize uma eleição antecipada em fevereiro.

A turbulência política foi desencadeada em 6 de novembro, após meses de impasse sobre o orçamento do país e formas de como recuperar a estagnada economia alemã. Com a saída de Christian Lindner, do partido Democratas Livres (FDP), da coalizão governista que incluía os social-democratas (SPD) de Scholz e os Verdes, o chanceler ficou sem maioria no parlamento.

Ao todo, 394 dos 735 dos deputados do Bundestag votaram contra o governo. Outros 116 se abstiveram. Apenas 207 votaram pela manutenção do governo.

Conforme a constituição alemã, o parlamento não pode se dissolver por conta própria. Agora, o presidente Frank-Walter Steinmeier terá 21 dias para decidir pela dissolução do Bundestag. Uma vez dissolvido, as eleições devem ocorrer em até 60 dias.

Como a queda de Scholz era esperada, os partidos já iniciaram as campanhas políticas. Pesquisas indicam o Partido Social-Democrata atrás do bloco de centro-direita liderado por Friedrich Merz. Já o vice-chanceler Robert Habeck, dos Verdes, aparece como possível candidato, mas enfrenta menor apoio. A Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de extrema-direita, também participa da corrida com Alice Weidel, embora siga isolada devido à recusa de outros partidos em formar alianças.

A Alemanha não tinha um voto de confiança desde 2005, quando o então chanceler Gerhard Schröder convocou e perdeu um, articulando uma eleição antecipada que foi vencida por uma margem apertada por Angela Merkel.

FONTE: SBT NEWS

FRNEWS TV: SENAR- Nosso Agro | Gestão do rebanho e sucessão familiar na Estância Mina Azul

PARCERIA

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digital por Silvio Persivo – Mercado reage à pesquisas eleitorais

    ABERTURA DA 3ª EXPOTURISMO RONDÔNIA 2026 A  abertura, em Porto Velho, da 3ª Expo Turismo Rondônia 2026 foi realizada nesta quinta-feira (8) no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A solenidade de abertura dirigida pelo do vice-presidente da Fecomércio-RO, Pedro Jucá de Oliveira, teve a participação do vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves; do superintendente […]