Mundo

Centro-esquerda vence eleições na Alemanha, indicam resultados iniciais

Partido Social-Democrata vence por pequena margem de erro a legenda da chanceler Angela Merkel, segundo resultados oficiais

Até recentemente, o partido social-democrata alemão era considerado moribundo, mas a vitória nas eleições legislativas demonstra o renascimento de um grupo que sabia silenciar dissidências internas e tirar vantagem do fim da era Angela Merkel.

De acordo com os resultados oficiais divulgados nesta segunda-feira (27), o SPD venceu por pouco a eleição, com 25,7% dos votos, contra 24,1% do bloco conservador (CDU), apoiado pela atual chanceler.

O partido mais antigo da Alemanha também conseguiu manter a prestigiada prefeitura da capital, Berlim, e ganhar quase 40% dos votos nas eleições regionais em Mecklenburg, no leste do país.

Os sociais-democratas pretendem retornar ao poder, tendo participado de três governos como parceiro dos conservadores de Angela Merkel.

Sem rumo

O SPD percorreu um longo caminho. Há apenas um ano, as pesquisas mostravam menos de 15% de votos ao partido.

“Muitos especialistas deram-no mais ou menos como acabado e diziam que ele iria para a oposição para curar suas feridas”, afirma Sudha David-Wilp, cientista político do German Marshall Fund, em Berlim.

Durante duas décadas, o partido mais antigo da Alemanha, criado em 1863, parecia desorientado.

Carregava o fardo do legado da política de inspiração liberal aplicada no início do século pelo chanceler Gerhard Schröder, algo difícil de digerir para o “partido dos trabalhadores”. Especialmente a impopular reforma do mercado de trabalho, que reduziu o desemprego, mas tornou o trabalho precário.

Também parecia fadado a afundar devido a disputas internas entre as alas esquerda e centrista e à perda de sua identidade, por força de participar de coalizões com os conservadores.

A crise existencial foi acentuada após a derrota esmagadora nas eleições legislativas de 2017 (20% dos votos) e o tapa nas eleições europeias de 2019.

Por falta de opções, há três anos e meio o partido renunciou à renovação de sua associação com Angela Merkel, mas acabou muito dividido e enfraquecido.

O partido se dividiu em tempo recorde entre dois presidentes, antes de nomear em 2019 um conjunto de desconhecidos de esquerda para bloquear as ambições do centrista Olaf Scholz.

O movimento parecia buscar sua salvação em uma mudança para a esquerda, como fizeram por um tempo os trabalhistas no Reino Unido ou os socialistas na França, mas finalmente elegeu o ministro das Finanças e Vice-Presidente Olaf Scholz.

A história mostra que é o centro que permite que a Alemanha vença as eleições. Eles ganharam a aposta. O cálculo foi um sucesso, como foi visto com o retrocesso da esquerda radical alemã no domingo.

A vitória do SPD é como um bálsamo para a social-democracia europeia em crise. Ele está posicionado para liderar a Alemanha, já no comando na Suécia, Dinamarca e Finlândia, e talvez em breve na Noruega.

A unidade em prova

Apesar de sua falta de carisma, Olaf Scholz provavelmente aumentará a lista de chanceleres do SPD pós-guerra, composto por Willy Brandt (1969-1974), o pai da abertura diplomática a leste, Helmut Schmidt (1974-1982) e Gerhard Schröder (1998-2005).

Resta uma grande pergunta: a unidade do partido resistirá?

A ala esquerda pode não apreciar os compromissos inevitáveis que Scholz terá que aceitar com o partido liberal se quiser formar uma coalizão majoritária, acrescentando ambientalistas também.

O FDP, um partido mais à direita do que o de Angela Merkel, se opõe, por exemplo, a qualquer aumento de impostos e taxação dos rendimentos mais altos. E o SPD fez campanha por um imposto sobre grandes fortunas.

FONTE: AFP

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

PARCEIROS

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese