De segunda a sexta-feira, das 6h30 às 8h30, fluxo do trânsito segue apenas no sentido bairro/centro
Para melhorar o fluxo de mobilidade urbana em toda a cidade, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), está finalizando a alteração na sinalização da avenida Calama, no trecho entre a avenida Guaporé e a rua Venezuela. A mudança determina que o fluxo na via siga apenas no sentido bairro/centro, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 8h30, exceto em feriados.
A regulamentação foi publicada em 19 de outubro de 2023, e dita a alteração no fluxo da via, determinando as regras a serem seguidas por motoristas. O trabalho é executado por empresas terceirizadas para fazer a sinalização vertical e horizontal (placas e faixas).
Inspirado num projeto que deu resultado positivo na cidade do Rio de Janeiro, a atual gestão municipal resolveu aderir ao mesmo sistema, já que, através da realização de um estudo técnico, se constatou a necessidade da viabilidade e a segurança da implementação de um contrafluxo nesse trecho da avenida Calama, principalmente nos horários de pico, no início da manhã, em dias de semana.
Com o semáforo instalado na avenida Calama com a avenida Venezuela, a pasta tem por objetivo desafogar o contrafluxo da Calama nesse trecho. “Esse semáforo vai ter a função de proibir a curva à direita (evitando que os condutores continuem a subir pela via) nesses horários, sinalizando o fechamento de acesso às vias que se localizam onde a alteração for funcionar”, explica o secretário da Semtran, Anderson Pereira.
Ele ainda esclarece que todas as vias desse trecho já estão com as placas de sinalização, informando os horários da alteração, junto a alguns cones espalhados nos pontos mais críticos. De acordo ainda com o secretário, o trabalho de alteração da sinalização na avenida Calama, já está em fase de conclusão e deve ser finalizado até o início da próxima semana.
SINALIZAÇÃO EM TODA CIDADE
“Cidade 100% sinalizada” é a meta da Prefeitura de Porto Velho. Para isso, a Semtran executa seus trabalhos em parceria com a Secretaria Municipal de Obras (Semob), que já levou mais de 700 quilômetros de asfalto e recapeamento, buscando atender as principais prioridades da gestão municipal e garantindo com que o poder executivo municipal possa atingir a meta de sinalização em toda a cidade.
“A gente tinha uma demanda reprimida muito grande, mas com o processo licitatório da contratação de empresas privadas, a gente já gerenciou cerca de R$ 4 milhões para atender essa demanda. Estamos indo para o quarto gerenciamento agora e já sinalizamos dez bairros, entre sinalização e revitalização de vias, cuja a sinalização já estava apagada”, reforçou o secretário da pasta de Trânsito.
Na segunda-feira (3), foi a vez do Nova Esperança, na zona Norte de Porto Velho, receber a sinalização horizontal e vertical de todo o bairro.
MUDANÇAS
Desde que se comprovou a necessidade de buscar alternativas para facilitar o fluxo de trânsito nas principais vias de Porto Velho, há cerca de nove meses, foi necessário que algumas mudanças fossem feitas. Foi o caso da alteração de acesso na avenida Calama, que já está quase toda sinalizada, destravando o trânsito para quem vem da zona Leste/Centro e melhorando o fluxo de outras vias paralelas, como das avenidas Caúla e Imigrantes.
De acordo com a programação de trabalhos da Semtran, outros importantes pontos geradores de conflitos serão alterados. “A gente também está mudando e sinalizando algumas vias pontualmente, como o bairro Lagoa, na zona Leste da capital, na rua Curimatã com a rua Jatuarana, que antes eram mão dupla e agora as duas serão de mão única, diminuindo os conflitos, os acidentes e mortes que aconteceram no local. O local já foi sinalizado, já foi feito o trabalho pela nossa Gerência de Educação no Trânsito para orientação aos motoristas pela mudança e agora, a equipe de fiscalização já está no local fazendo o seu papel de fiscalizar os condutores que insistem em andar na contramão”, destacou Anderson Pereira.
Por conta das mudanças, ele reforça a atenção redobrada para quem sai da zona Sul pela rua Jatuarana, ou para quem sai da zona Leste pela avenida Rio de Janeiro no sentido zona Sul. “Então fiquem atentos para a sinalização do local, para que você, condutor, não ande na contramão e possa andar em um lugar seguro”.
MAIS SEGURANÇA
Para aumentar a segurança no trânsito em Porto Velho nas vias mais críticas e que ofereçam riscos de acidentes em locais vulneráveis como escolas, hospitais e residências, o trabalho segue constante, de acordo com o secretário Anderson Pereira.
Na manhã de segunda-feira (3), a escola da rede municipal Pé de Murici começou a receber a instalação de quebra-molas e pintura de faixa de pedestre pela Semtran. “A gente está fazendo as faixas de pedestre nas escolas, com o redutor de velocidade. Já estão no nosso radar várias escolas para dar mais segurança às nossas crianças e aos nossos jovens que precisam atravessar a via com maior segurança”, destacou o secretário.
Ele finaliza enfatizando que o trabalho segue constante de acordo com a demanda de necessidades e alinhamento de trabalhos da Semob de recapeamento e asfalto nos bairros da cidade. ” Aos nossos condutores a gente pede que tenham a conscientização de respeito à sinalização, de redobrar o cuidado principalmente nos locais que tenham escolas, de locais de tráfego de pessoas idosas, ou em vulnerabilidade como em hospitais e residências”, reforça.
REGRAS
O trânsito de veículos na avenida Calama, no trecho especificado, deverá obedecer às seguintes regras:
– Estabelece a avenida Calama como mão única, onde os veículos deverão se deslocar no sentido da avenida Guaporé para a rua Venezuela, utilizando uma das faixas da via como contrafluxo, devidamente sinalizada;
– A velocidade máxima permitida na via será de 40 km/h;
– A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes será responsável pela fiscalização e regulamentação do fluxo de veículos durante o período de contrafluxo. As linhas de transporte coletivo serão reorganizadas no horário estabelecido, de acordo com as definições do Departamento de Transportes (DTR).
FONTE: ASSESSORIA COMDECOM
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