Mundo

Canadá reconhece ‘genocídio russo contra o povo ucraniano’

Câmara dos Comuns citou crimes como assassinato intencional de civis, violação de cadáveres, tortura e estupro

O Parlamento canadense aprovou, nesta quarta-feira (27), por unanimidade uma moção que reconhece os “atos de genocídio [da Rússia] contra o povo ucraniano” e cita evidências de “crimes de guerra e crimes contra a humanidade sistemáticos e em massa”.

“Hoje, cada legislador da Câmara dos Comuns apoiou minha moção para reconhecer que a Federação da Rússia está cometendo genocídio contra o povo ucraniano”, tuitou a deputada Heather McPherson, do esquerdista Novo Partido Democrático.

A moção afirma que os crimes são cometidos “pelas Forças Armadas da Federação da Rússia, dirigidos pelo presidente Vladimir Putin e outros no Parlamento russo”.

“As atrocidades em massa incluem instâncias sistemáticas de assassinato intencional de civis ucranianos e a profanação de cadáveres, tortura, estupro e transferência forçada de crianças ucranianas para o território russo”, conclui o texto. O Legislativo ucraniano aprovou uma resolução similar há dez dias.

Há algumas semanas, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau usou pela primeira vez o termo genocídio para descrever os ataques russos à Ucrânia.

Ele seguiu os passos do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que também utilizou a palavra, considerada inaceitável por Moscou.

FONTE: AFP

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com