Esporte

CAMIONETES IMPORTADAS NÃO PODERIAM TER SIDO COMPRADAS COM RECURSOS DO BNDES

SEDAM comprou 17 Hilux fabricadas na Argentina com dinheiro do PDSEAI; Estado pode perder recursos por isso e gente pode ser presa

Lá vai agosto

O último fim de semana de agosto foi agitado. Em Porto Velho tivemos até ameaça de bomba no shopping, o que causou uma grande onda de notícias e especulações em redes de whatsapp e facebook (como qualquer notícia que envolva o shopping). Mas não passou de alarme falso (ainda bem). Tudo que Porto Velho não precisa são de atos de terrorismo. Era só o que faltava mesmo.

Ainda a SEDAM

Na última coluna falamos sobre as 17 camionetes Toyota, modelo Hilux que foram compradas pela SEDAM no apagar das luzes de 2014, uma compra no valor global de R$ 1.641.435,00 com recursos do BNDES. Pois é, só que essa compra foi ilegal. Não poderia ter sido feita e por um detalhe bem simples, não se pode comprar produtos importados com recursos do BNDES se no Brasil houver similares. No caso das Toyotas, elas são fabricadas na Argentina e são importadas para o Brasil. Uma outra ilegalidade é que a ata de registro de preços da qual a SEDAM pegou “carona” estava vencida. Era uma ata do INCRA.

Mas, porque um pode outro não?

Simples, os recursos do INCRA eram de caixa próprio podiam comprar o que bem entendessem, já os da SEDAM não, é dinheiro do BNDES que tinha uma destinação certa, e não estava incluso nisso, a compra de camionetes. O pior é que por causa dessa compra, os recursos do Projeto de Desenvolvimento Ambiental Integrado (PDSEAI) podem voltar e essa história vai terminar em cadeia para alguns. A movimentação na SEDAM foi grande, estão tentando cancelar a compra, o que não é mais possível. Os carros, segundo fontes extra-oficiais, estão no pátio da Coordenadoria Geral de Patrimônio (CGP), onde aguardam os adesivos e a conclusão do processo de seguro.

E os “língua-pretas”

Pois é, como sempre a turma ‘maldosa’ entra no circuito e já envia a informação ainda mais detalhada. De acordo com a ‘rádio-corredor’ um dos entraves para a anulação da compra é que quem pegou um ‘pixuleco’ no negócio, não quer devolver de jeito nenhum. Os ‘repórteres’ da ‘rádio-corredor’ só não sabem dizer quem foi nem quanto foi o valor do pixuleco. O que sabe, segundo eles, é que foi pago adiantado.

Agora as perguntas

Como, mesmo sabendo que a coisa ia dar problema, foram autorizadas as compras dessas camionetes? E o atual secretário, vai ficar impassível diante dessa situação absurda? E será que ele estava sabendo dessa compra? Se sabia, porque não denunciou? Se ele sabia e não adotou medidas saneadoras, pode ser acusado de conivência e se não sabia, será acusado de que? De que adianta, governador, o senhor encher essas secretarias com coronéis, que arrastam policiais e bombeiros para cargos burocráticos para os quais não foram concursados? Isso impede os malfeitos?

Pior

É que por causa dessa compra, feita às pressas, mas premeditada, a SEDAM poderá perder uma enormidade de recursos e ainda ter que retirar dinheiro de onde não tem para devolver. Fiquem olhando, isso vai dar um confusão danada ainda. Se eu fosse o governador, trocava todo mundo. E fazia pelo blog.

Era só a plumagem

O prefeito de Nova Mamoré Laerte Queiroz está largando as plumas tucanas e ingressando no PMDB. A bem da verdade ele sempre foi um estranho no ninho. Em eleições recentes apoiou candidatos como Acir Gurgacz e o casal Raupp, adversários do PSDB. Só resta saber se na nova legenda terá o espaço que almeja. Laerte sempre sonhou com uma cadeira na Assembleia.

Força total

A Churrascaria Paraná voltou com seu rodízio e de terça a sexta-feira com uma promoção imperdível, nesses dias as mulheres acompanhadas pagam apenas meio rodízio. Uma boa opção para levar a patroa para ela quebrar aquela dieta e recomeçar só na próxima segunda-feira. A Paraná é a churrascaria pioneira da Capital e fica logo ali, na Nações Unidas, 458.

Mas as mulheres também podem optar pelo buffet com uma grande diversidade de folhas e carnes variadas

Falando em PMDB

O empresário Dirceu Fernandes, que integra a executiva do PMDB em Rondônia deu algumas dicas sobre como cortar gastos na máquina pública, entre as sugestões está o fim de cargos comissionados, “pra isso tem concursos, estude passe num concurso, ou vai pra iniciativa privada”, disse ele; acabar com viagens e diárias, já que existe a teleconferência; o fim dos carros oficiais, cortar aluguéis de imóveis, veículos , diminuir o número e uso de ar condicionado muita das vezes desnecessário , baixar conta de luz, diminuir e desligar as lâmpadas que não estão usando, e existem tantos outros gastos que devem ser cortados. Segundo ele, “isso é governar é ser gestor é cuidar do dinheiro público, e assim que fazemos nas nossas casas, nossas empresas , cortamos gastos, fazemos economia, cortamos supérfluo”. Honestamente fiquei em dúvida se o recado era para a Dilma ou para o Confúcio. Diz ai Dirceu!!

Enquanto isso

As obras “de ampliação” do ginásio de esportes Cláudio Coutinho, em Porto Velho, estão paradas. O local virou um perigo para os moradores das proximidades que usam o espaço da Deroche Pequeno Franco (ao lado do ginásio) para caminhadas e futebol, porque a vagabundagem tomou conta do mausoléu. Os motivos da paralisação não foram revelados, mas pelos níveis de prosperidade que atingimos nos últimos tempos, segundo o deputado federal Lúcio Mosquini, acho que parou porque o empreiteiro pagou tão bem os trabalhadores que todos foram tirar férias coletivas na França. Ano que vem eles voltam…

Ginásio Cláudio Coutinho é o retrato da prosperidade em Rondônia na "Escala Mosquini de Prosperidade"

Falando em Mosquini

Ele enviou release dizendo que “é contra a volta da CPMF”. Há, agora entendi porque a Dilma recuou. Sem o apoio dele não tinha mesmo como passar no Congresso.

EMP

E agora podemos adotar a “Escala Mosquini de Prosperidade” ou simplesmente EMP para o Estado de Rondônia.

E o DER?

Pois é, o DER continua um problema. A última aconteceu neste fim de semana em Buritis, quando uma máquina nova do DER despencou da carroceria de um caminhão e caiu dentro de um rio. O caminhão, de propriedade particular, transportava uma máquina pública. Tá, foi um acidente, mas quem vai pagar a conta? E o que essa máquina fazia na carroceria de um caminhão particular? E o coronel estava onde que não vê uma coisa dessas? E onde anda o Ministério Público que não coloca um freio nessa bagunça?

Sabe onde também “zicou”?

As obras do Parque da Baixada, na rua Florianópolis, no Setor 3 em Jaru. Uma obra de quase R$ 10 milhões. E sabe quem fez a limpeza do canal? o DER, o mesmo que acha que dá conta de fazer o anel viário de Ji-Paraná que a gente sabe exatamente como vai ficar. Em Jaru está assim.

Em Jaru a obra iniciada em pleno período eleitoral está assim, não parece o nosso Espaço Alternativo?

Para contatos

Fale conosco pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos nowww.painelpolitico.com e www.facebook.com/painel.politico e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Whatsapp 9248-8911.

Clínica Mais Saúde informa: Tirar uma soneca reduz o risco de infarto e derrame

Tirar uma soneca de meia hora ou mais durante o dia ajuda a reduzir a pressão sanguínea, o que, consequentemente, diminui o risco de eventos cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). É o que diz um estudo apresentado durante congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, realizado em Londres, na Inglaterra, entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro. O novo estudo, realizado por pesquisadores da Grécia, analisou o efeito da soneca em 386 pacientes com pressão alta e idade média de 61 anos. Os resultados mostraram que os participantes que tiravam uma soneca após o almoço tinham uma pressão sanguínea 5% mais baixa do que aqueles que não tinham esse hábito. Este grupo também apresentou um risco menor de sofrer com danos nas artérias e no coração, decorrentes da pressão alta. O impacto parece pequeno. Mas não é. Manolis Kallistratos, principal autor da pesquisa e cardiologista no Hospital Geral Asklepieion Voula, em Atenas, na Grécia, ressalta que estudos anteriores mostraram que quedas ainda menores na pressão arterial diminuiram o risco de eventos cardiovasculares em até 10%. O estudo também encontrou uma associação entre a duração das sonecas e a hipertensão: aqueles que dormiam cerca de uma hora apresentaram os melhores resultados na redução da pressão sanguínea.

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com