Politica

Câmara Federal exclui “distritão” da PEC da reforma eleitoral e coligações partidárias voltam as eleições

Em 1º turno, Câmara exclui distritão da PEC e aprova retorno de coligações partidárias em eleições proporcionais a partir de 2022.

Em acordo construído entre líderes partidários em plenário, a aplicação do modelo chamado “distritão”, a partir das próximas eleições foi rejeitada. Foram 423 votos contra 35, com votação realizada na noite desta quarta-feira, 11, no plenário da Câmara dos Deputados.

Foi aprovado ainda, em primeiro turno, o texto-base da PEC (Proposta de Emenda à Constituição), de reforma eleitoral que prevê o retorno de coligações partidárias em eleições proporcionais a partir de 2022. Foram 339 votos a favor, 123 contra e cinco abstenções. O mínimo necessário era de 308 votos a favor.

A votação foi viabilizada após acordo entre a maioria dos partidos sobre pontos polêmicos do texto aprovado na comissão que analisou a PEC, sob relatoria da deputada Renata Abreu (Podemos-SP).

O “distritão” é um apelido para o sistema de eleição majoritário, segundo o qual apenas os mais votados são eleitos. Esse sistema é usado na escolha de cargos do Executivo presidente da República, governador e prefeito e também para senador. Beneficia candidatos mais famosos ou ricos e enfraquece representantes de minorias.

FONTE:  AGÊNCIA CÃMARA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com