Mundo

Bulgária vai investigar ‘caçadores de imigrantes’

Governo búlgaro foi acusado de fazer vista grossa para atuação de milícias

SÓFIA — Sob crescente pressão, o governo búlgaro anunciou a investigação de “caçadores de imigrantes”, depois de ter sido acusado de fazer vista
grossa para a atuação de milícias. Defensores dos direitos humanos exigiram a abertura de um inquérito após a divulgação de um vídeo que mostra imigrantes sendo algemados por civis.

Na terça-feira, o Ministério do Interior informou a detenção para interrogatório de Dinko Valev, um lutador semi-profissional suspeito de reter imigrantes. Em outra iniciativa, o ministério disse que havia detido um vigilante responsável pela divulgação do vídeo e estava em busca de outros suspeitos.

A gravação amadora, que se espalhou por diversos canais de televisão do país, mostra três imigrantes deitados de bruços com olhar assustado e mãos atadas na fronteira da Turquia com a Bulgária. Os homens foram presos por um grupo de búlgaros que diz “Fora da Bulgária, voltem à Turquia”.

Em uma entrevista ao jornal “The Guardian”, o vice-ministro do Interior, Philip Gounev, disse que o governo é profundamente contrário a cidadãos que tentam aplicar as leis com as suas próprias mãos. Ao anunciar as investigações, ele disse:

— Prender pessoas está apenas no poder da lei e da polícia. Qualquer tentativa por parte de cidadãos de prender outros cidadãos é ilegal. Qualquer tipo de detenção ilegal de cidadãos por outros cidadãos é tratada como tal.

As iniciativas de “justiceiros” que caçam imigrantes nas regiões fronteiriças da Bulgária têm se multiplicado nos últimos meses. No último domingo, o primeiro-ministro, Boiko Borissov, pediu calma aos civis. Em outro momento, no entanto, ele chegou a convidar moradores a vigiarem imigrantes ilegais e felicitou um grupo de milicianos que havia alertado à polícia sobre cerca de 20 pessoas que estavam na fronteira de forma irregular.

— O Estado pertence a todos, quem quiser ajudar será bem-vindo — disse Borissov.

ONGS ALERTAM CONTRA AÇÃO DE JUSTICEIROS

Sobre o vídeo, Krassimir Kanev, presidente de uma ONG local, advertiu que iniciativas de justiceiros se multiplicarão se ficarem sem resposta.

— Estas são as imagens mais brutais de detenções de imigrantes difundidas na Bulgária — disse.

Valev, de 29 anos, foi descrito como um “super-herói” em uma reportagem da TV estatal por seu trabalho de vigilante.

— Estes (imigrantes) são pessoas repugnantes e más e devem permanecer onde estão — afirmou o lutador em uma entrevista à BBC.

A Bulgária teme se tornar um eixo maior de trânsito migratório desde que o controle na fronteira grega foi reforçado. Segundo uma pesquisa recente, 60% dos búlgaros consideram os imigrantes uma ameaça à segurança nacional.

 

Fonte: oglobo

Tags

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

COMPARTILHE

TV FOLHA: Lançado Livro sobre Teorias de Desenvolvimento dos autores Silvio Persivo & Vinícius Dantas Silveira (In Memorian)

ESPAÇO EMPRESARIAL

    PUBLICIDADE

    PUBLICIDADE

    CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

    CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

    COLUNISTAS

    RESENHA POLITICA

    TEIA DIGITAL

    ENTREVISTA

    RONDÔNIA

    AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

    RELIGIÃO

    PUBLICIDADE

    WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com