Brasil

Brasil tem mais de 37 mil acidentes de trabalho com adolescentes nos últimos 12 anos

Ao todo, foram registradas 79 mortes; principais causas estão relacionadas a veículos de transporte e uso de máquinas

O Brasil registrou 37,2 mil acidentes de trabalho envolvendo adolescentes com vínculo de emprego formal entre 2012 e 2024, segundo dados da plataforma SmartLab, desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho em parceria com a OIT (Organização Internacional do Trabalho). Desse total, 79 resultaram em morte.

O ano de 2014 apresentou o maior número de óbitos: foram 3.280 acidentes envolvendo adolescentes de 14 a 17 anos, com 12 mortes notificadas.

Em 2020, início da pandemia de Covid-19, o número de ocorrências caiu para 1.012 registros, com três mortes entre adolescentes trabalhadores.

Os dados revelam que 5.723 acidentes — o equivalente a 19% do total — ocorreram em veículos de transporte. O número evidencia falhas na fiscalização e na garantia dos direitos trabalhistas de adolescentes, frequentemente expostos a funções perigosas e proibidas por lei.

“Se tem número elevado de acidentes, é porque ainda estamos falhando no processo fiscalizatório e porque alguns empregadores ainda estão atuando de forma inadequada e devem sofrer punições que a lei estabelece”, aponta o advogado e especialista em Direito e Processo do Trabalho Carlos Eduardo Ambiel.

Causas

A segunda maior causa dos acidentes (5.001 casos, ou 16,6%) está relacionada ao uso de máquinas e equipamentos.

COMPARTILHE

TV FOLHA: Lançado Livro sobre Teorias de Desenvolvimento dos autores Silvio Persivo & Vinícius Dantas Silveira (In Memorian)

ESPAÇO EMPRESARIAL

    PUBLICIDADE

    PUBLICIDADE

    CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

    CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

    COLUNISTAS

    RESENHA POLITICA

    TEIA DIGITAL

    ENTREVISTA

    RONDÔNIA

    AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

    RELIGIÃO

    PUBLICIDADE

    WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com