Não resista: é inútil. “Nenhuma inteligência consegue enfrentar uma tolice que está na moda” (Theodor Fontane).
UNIR TERÁ DOUTORADO EM REDE DE EDUCAÇÃO DA AMAZÔNIA
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) teve mais um doutorado aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A aprovação, referente ao doutorado em Rede Educação na Amazônia, foi alcançada na 184ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, realizada de 27 a 29 de março, em Brasília e possibilita que a UNIR, bem como a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e as Universidades Federais do Acre (UFAC), do Amapá (UFAP), do Pará (UFPA), do Oeste do Pará (UFOPA), de Roraima (UFRR), e do Tocantins (UFT) possam pleitear as vagas disponíveis pelo doutorado da Rede Educanorte. Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESQ) da UNIR, professor Carlos Luís Ferreira da Silva, as formas de ingresso serão discutidas entre os representantes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) participantes da Rede Educanorte
EVENTO RESSALTA OPORTUNIDADES INTERNACIONAIS DO SETOR TÊXTIL
Apresentar e debater as oportunidades de negócios internacionais para o setor têxtil, antecipando aos empresários as melhores práticas e oportunidades que serão oferecidas durante a Gotex Show é o objetivo do evento que antecipa aos empresários de Rondônia as melhores práticas e oportunidades que serão oferecidas durante os três dias da Gotex, que este ano será realizado de 10 a 12 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. O encontro, que tem apoio do Sistema Fiero e do Sindicato das Indústrias de Confecção de Rondônia (Sindivest-RO), acontece dia 9, no salão de convenções da Fiero, a partir das 14 horas. A presidente do Sindivest-RO e vice-presidente de Assuntos da Micro e Pequena Indústria da Fiero, Cida Mourão, ressalta a parceria integrada Fiero e sindicato. “Esse evento traz a nossa marca no apoio aos negócios do vestuário. Esse encontro é importante por constitui oportunidade única aos empresários do segmento”, reitera. O encontro é aberto e gratuito aos profissionais do setor. Para participar basta fazer a confirmação junto à Fiero, através do número (69) 3216-3429 ou e-mail [email protected].
LANÇAMENTO DO 1º BUSINESS DAY RONDÔNIA
O lançamento do 1º. Business Day Rondônia acontece terça-feira, 9, a partir das 19 horas, com a presença do presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé, representantes dos países participantes, lideranças empresariais e políticas, dentre outros convidados. O evento acontece no salão de convenções da Fiero, em Porto Velho. Comércio Exterior, importação, exportação, networking e negócios integram a programação do 1º. Business Day Rondônia – Encontro empresarial para Importação e Exportação, que o Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) e parceiros realizam nos dias 9 e 10 de abril, no Auditório FGV Faculdade Sapiens, na capital, tendo como público alvo empresários, agronegócio, cooperativas e instituições governamentais de Rondônia e Acre sobre o passo a passo para atuação no mercado externo. Neste evento, os empresários serão orientados como importar e exportar por especialistas das áreas, e já estão confirmadas as Câmaras Comerciais e especialistas dos Estados Unidos, Bolívia, Canadá, Peru, Japão, Itália, Rússia, China, África, Espanha e países Árabes.O presidente da Fiero, Marcelo Thomé ressalta a importância da iniciativa lembrando aos empresários que ao participar do Business Day Rondônia, terão a oportunidade de conhecer mais sobre importação, pois, profissionais qualificados na área vão sanar dúvidas sobre como importar para os grandes países, como China, Estados Unidos e Japão. Os interessados em participar deverão se inscrever no site https://www.eventbrite.com.br/e/business-day-rondonia-encontroempresarial-para-importacao-e-exportacao-tickets 54943722152?aff=ebdssbdestsearch.
BRASIL LIDERA AGRICULTURA ORGÂNICA NA AMÉRICA LATINA
O mercado brasileiro de orgânicos faturou, em 2108\, R$ 4 bilhões, resultado 20% a maios do que em 2017, segundo o Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), que reúne cerca de 60 empresas do setor. Uma pesquisa da Federação Internacional de Movimentos da Agricultura Orgânica (Ifoam) informa que o mercado
global de orgânicos, sob a liderança dos Estados Unidos, Alemanha, França e China, movimentou o volume recorde de US$ 97 bilhões, em 2017. A Federação Internacional identificou cerca de 3 milhões de produtores orgânicos em 181 países. E a agricultura orgânica cresceu em todos os continentes atingindo área recorde de 70 milhões de hectares, aproximadamente. O Brasil é apontado na pesquisa como líder do mercado de orgânicos da América Latina, mas, em a extensão de terra destinada à agricultura orgânica, o país fica em terceiro lugar na região, depois da argentina e do Uruguai, e em 12º no mundo. Na América Latina, a produção ocupa oito milhões de hectares, 11% da área mundial destinada aos orgânicos. Em extensão de terras, o Brasil cresceu mais de 204 mil hectares em dez anos, atingindo, em 2017, a 1,1 milhão de hectares.
MERCADO DE HIGIENE E BELEZA CONTINUA AQUECIDO
A Kantar revela que os brasileiros aumentaram a compra de itens de beauty & care em 5% em 2018 na comparação com o ano anterior. Em volume, no mesmo período, a alta ficou em 1,3%. As demais cestas juntas apresentaram crescimento de 1,5% em valor e queda de 2,1% em volume. O que pode explicar o bom desempenho, de acordo com o levantamento, é o comportamento do brasileiro. O país é líder mundial na frequência de banhos por semana. São 12 localmente versus 6 na Europa. No Brasil, por exemplo, o sabonete em barra está presente em 99% dos lares, na Grã-Bretanha o índice é de 32% – por lá, o sabonete líquido faz mais sucesso, com 75% de penetração. A presença de shampoo e pós shampoo com penetração de, respectivamente, 91% e 88%, revela que os cabelos são os queridinhos dos brasileiros. Declarando em sua maioria ter fios lisos (34,3%) ou ligeiramente ondulados (27,4%), os consumidores buscam nas prateleiras itens que apresentem boa relação preço – qualidade (64%) e também uma fragrância agradável (60%). “A análise dos dados nos apresenta um shopper guiado cada vez mais por escolhas inteligentes. O preço, que em um cenário de incertezas, poderia ser um fator determinante para a escolha, não supera o desejo por um item de qualidade e que traga benefícios extras, como o perfume”, analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Insights da Kantar.
AUTOR: SÍLVIO PERSIVO – COLUNISTA TEIA DIGITAL
Add Comment