País é um dos maiores exportadores de grãos do mundo e importante fornecedor de alimentos para asiáticos e africanos
O bloqueio de portos na Ucrânia está ameaçando a segurança alimentar global, alertou o presidente do país, Volodymyr Zelensky, em comunicado divulgado na terça-feira 10. Desde 24 de fevereiro, quando os russos bombardearam cidades ucranianas, Kiev trabalha para redirecionar os embarques de grãos.
“Pela primeira vez em décadas não há movimento da frota mercante; nenhum porto está funcionando normalmente na cidade de Odessa”, observou o líder ucraniano, depois de afirmar que a crise na região portuária da Ucrânia é a pior desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
O fechamento dos portos restringiu as exportações de commodities às rotas ferroviárias e rodoviárias, por meio dos países da União Europeia (UE). O número de embarques caiu para 1,1 milhão de toneladas em abril, contra aproximadamente 5 milhões de toneladas por mês em épocas normais.
“Não temos alternativa importante ao transporte marítimo”, salientou o vice-ministro da Economia, Taras Kachka, em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, 13. O redirecionamento de cargas levaria anos para ser organizado, e a infraestrutura da UE não está configurada para lidar com um remanejamento tão maciço por rotas terrestres.
A Ucrânia, um dos maiores exportadores de grãos do mundo, é um importante fornecedor de alimentos para nações europeias, asiáticas e africanas. E os ataques russos emperraram essa engrenagem.
FONTE: REVISATA OESTE
Add Comment