O Banco firmou acordo com o Banco Central e terá até 12 meses para devolver valores cobrados indevidamente de mais de 1,5 milhão de clientes
Milhões de clientes do Banco do Brasil receberão de volta valores cobrados indevidamente ao longo dos últimos anos. A decisão ocorre após o Banco do Brasil assinar um termo de compromisso firmado com o Banco Central (BC) nesta última segunda-feira (3/2).
A instituição financeira firmou um acordo comprometendo-se a devolver R$ 20,6 milhões a consumidores afetados por tarifas indevidas e cobranças irregulares. O prazo para a restituição é de até 12 meses, com correção monetária.
O Banco do Brasil realizou cobranças indevidas de duas formas principais:
- Segunda via de cartão: Entre maio de 2013 e junho de 2024, cerca de 1,5 milhão de clientes foram cobrados indevidamente pela emissão de segunda via de cartões com função débito e crédito. O valor total dessa irregularidade foi de R$ 14,1 milhões.
- Cheque especial para MEIs: Entre janeiro de 2020 e outubro de 2022, aproximadamente 15.453 microempreendedores individuais (MEIs) foram cobrados com taxas de juros superiores ao limite máximo de 8% ao mês em operações de cheque especial. O prejuízo somou R$ 6,5 milhões.
Devolução
A restituição será automática para clientes com dados atualizados no sistema do Banco do Brasil. Para aqueles que não estiverem com informações em dia, o banco se comprometeu a entrar em contato e providenciar a devolução.
Além de ressarcir os clientes, o banco também terá que pagar R$ 3,75 milhões ao Banco Central como parte do acordo. Caso a instituição não consiga reembolsar todos os afetados no prazo estipulado, deverá pagar uma multa adicional equivalente ao saldo remanescente.
Em nota, o Banco do Brasil diz ter “compromisso de atendimento de excelência a seus clientes” e afirma que atua com total transparência e compromisso com os clientes. O banco diz ter tomado todas as providências necessárias para corrigir as distorções identificadas e reforçar os controles internos, garantindo que situações como essas não voltem a ocorrer.
Os clientes que foram afetados receberão estorno na fatura do cartão ou em conta corrente. Essa decisão representa um passo importante na proteção dos consumidores e reforça a necessidade de fiscalização constante sobre práticas do setor bancário.
Caso você seja cliente do BB e acredita ter sido afetado, confira o extrato bancário para acompanhar as movimentações na sua conta nos próximos meses.
FONTE: CORREIO BRAZILIENSE
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