Talvez também o que as pessoas que te amam pensam a seu respeito. “No final só importa o que você pensa de si mesmo”(Elizabeth Taylor).
BANCO DO BRASIL VAI INJETAR R$ 300 MILHÕES NA AGRICULTURA ESTADUAL
O Banco do Brasil, em Rondônia, anunciou, por meio de seu superintendente, Ítalo Xavier, que a instituição pretende investir no estado cerca de R$ 300 milhões, em custeio e investimentos no mês julho, incluídos os recursos do plano safra 2022/2023. Segundo o superintendente, não faltarão recursos para investimentos no agronegócio e para os agricultores das pequenas propriedades rurais, ou seja, os clientes do PRONAF, agricultores do estrato da agricultura familiar. As taxas do Plano Safra 22/23 foram anunciadas para mini e pequenos, percentuais fixados ao ano para custeio de 7,77%, e para investimentos em 7,58%. Para o médio produtor os preços dos juros são de 8,64% para custeio e de 8,36% para investimento. O grande produtor rural vai arcar juros 9,58% para o custeio e 9,21% para investimentos.
AMAZONAS TEM O MAIOR CRESCIMENTO MENSAL DO PIB DESDE 2014
O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) apontou que o PIB-Produto Interno Bruto do Amazonas, todos os produtos e serviços produzidos no Estado, reagiu e voltou a crescer em maio, na contramão da média nacional. De abril para maio houve uma alta de 1% para a economia estadual. O crescimento teve como motor a indústria e os serviços, e superou a estagnação do mês anterior (-0,04%). O Amazonas avançou 3,64% em relação ao quinto mês de 2021 e acumulou uma expansão de 3,69%, de janeiro a maio. A economia amazonense, com 154,19 pontos em maio, apresenta o melhor desempenho desde dezembro de 2014 (155,64 pontos), conforme a série histórica do BC. O PIB do Amazonas subiu 2,48%, na média móvel trimestral, e cresceu 2,14%, no acumulado de 12 meses. Os dados são dessazonalizados e desconsideram diferenças de feriados e de oscilações da atividade econômica, típicas de determinadas épocas do ano.
PERSPECTIVA DE QUEDA DA ATIVIDADE ECONÔMICA NA EUROPA
Segundo informa o FMI, em relatório, se uma estima perda de 1,5% no PIB alemão, se houver um corte total de oferta de gás russo para a Europa. Mas, outros países podem ter uma queda de até 6% na atividade econômica. A União Europeia avisou aos seus membros para que cortem o consumo de gás o mais rápido possível, tendo em vista que não há garantia de estoques para o inverno;
BRASILEIROS DESEJAM MAIOR CONCORRÊNCIA NA ÁREA DE TRANSPORTES
Uma pesquisa da Quaest, encomendada pela Buser, mostrou que mais de 70% das pessoas que usam aplicativos de viagem de ônibus optaram por esta modalidade por causa do preço mais baixo do que o valor cobrado pelas empresas tradicionais do setor. Entre as pessoas que viajam de ônibus, 86% afirmaram que comprar a passagem por aplicativo facilita a rotina. As entrevistas da pesquisa, feitas pela primeira vez no País, abrangeram 2.060 pessoas, de forma presencial, com o intuito de entender o perfil do viajante de ônibus e a opinião do brasileiro sobre as ofertas do setor. Uma das conclusões é a de que nos tempos de preço alto da gasolina e custo de passagem aérea nas alturas, 71% da população escolhem o ônibus na hora de pegar a estrada, seguido por viagens de automóvel, com 41% das respostas. Também o fretamento de ônibus, que se popularizou e ganhou ares digitais com a plataforma da Buser, foi avaliado como positivo por 83% das pessoas que usam o serviço, percentual bem acima dos 66% que avaliaram positivamente os ônibus de linha das empresas concessionárias. Entre os usuários de renda mais baixa esta diferença de percepção é ainda maior. Para quem ganha até dois salários mínimos, a avaliação positiva deste tipo de serviços foi de 88%, enquanto os transportes regulares ficaram em 66%. Já para a faixa de dois a cinco salários mínimos, 90% avaliam positivamente o fretado, enquanto 69% tem uma boa imagem dos ônibus tradicionais. Ou seja, quanto menor a renda, mais se valoriza o transporte na modalidade de fretamento por aplicativo. A pesquisa destaca também que 96% dos entrevistados consideram o serviço oferecido pela Buser.Entre os que já conhecem a Buser, 82% avaliam os serviços como positivos – indicador que chega a 95% entre os que já viajaram pela plataforma. O que também ficou bastante claro é que a imensa maioria da população gostaria que fossem feitas mudanças na legislação para promover a inovação e ampliar a concorrência no setor de transporte de passageiros. Segundo a pesquisa Quaest, 88% dos brasileiros querem que as leis sejam alteradas para que mais empresas de ônibus disputem a preferência dos viajantes. Nota feita com informações de Lauro Rocha da Novo Selo Comunicação.
CRESCE MUITO FORTEMENTE A VENDA DE CAMINHÕES ELÉTRICOS E A GÁS, NO BRASIL, EM 2022
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou que as vendas de caminhões e ônibus elétricos e a gás cresceram 840,6% no Brasil no 1º semestre de 2022. Também informou que foram emplacadas 602 unidades de janeiro a julho, quando 64 haviam sido em igual período de 2021, o indica que uma forte tendência de alta está se consolidando. Tanto que o resultado do 1º semestre é 47,5% maior que a soma dos 12 meses do ano passado. Em 2022, foram emplacados 408 veículos elétricos e a gás. Segundo a Anfavea, dos modelos emplacados no primeiro semestre de 2022, 425 são a gás e 177 são elétricos. Espera-se que o ritmo de crescimento das vendas se acelere. A Scania é a única marca a oferecer caminhões e ônibus a gás no Brasil. Já as chinesas JAC Motors e BYD, bem como a VWCO, têm caminhões leves a eletricidade. A empresa alemã é a única que produz modelos do tipo país. A BYD oferece também um caminhão semipesado elétrico. Além disto, a Iveco se prepara para lançar opções a gás no mercado brasileiro.
AUTOR: SILVIO PERSIVO – COLUNA TEIA DIGITAL
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