Teia Digital

Arrecadação Federal de Maio é recorde histórico – Por Silvio Presivo

Quem disse foi ele. “Se quer conhecer o mundo, entre no google. Se quer experimentar a vida, desconecta da Internet”(Juliano Kimura).

AGENDA INSTITUCIONAL DO SISTEMA COMÉRCIO-PROPOSTAS E RECOMENDAÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS DO COMÉRCIO, DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO

A Confederação Nacional do Comércio-CNC promoveu nos dias 22 e 23 de junho de 2022 Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, a Agenda Institucional do Sistema Comércio – Propostas e Recomendações de Políticas Públicas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, conjuntamente com a reunião da Rede Nacional de Assessorias Legislativas do Sistema CNC-Sesc-Senac (Renalegis). O presidente José Roberto Tadros na ocasião recebeu os pré-candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro e Simone Tebet, para entregar a agenda para os que compareceram, de vez que outros, apesar de convidados alegaram problemas de agenda. O encerramento do encontro foi marcado por um diálogo em formato de talk show, de quatro nomes técnicos da CNC, que abordaram algumas das pautas prioritárias para o setor, que estão consolidadas no documento já entregue aos pré-candidatos. Algumas coisas são consensuais entre os técnicos como a necessidade da reforma tributária como a de modernização do varejo. No encerramento do evento o presidente Tadros foi taxativo ao afirmar a importância de defender os interesses do setor e contribuir com políticas públicas. “Empresa tem que dar lucro e o empresário, tendo lucro, vai redistribuir essa riqueza, a começar pelo pagamento de seus colaboradores, que são, também, consumidores. Precisamos enxugar esta carga tributária brutal que nos sufoca nos três níveis, municipal, estadual e federal. A todo momento vem uma decisão nova e a empresa passa a estar na ilegalidade. A empresa em vez de estar voltada a produzir, tem toda uma estrutura para dar conta das novas exigências.”

PORTAL DO CIDADÃO SERÁ LANÇADO DIA 28 DE JUNHO

O “Portal do Cidadão”, uma plataforma criada para tornar online os agendamentos, solicitações e outros serviços ofertados no “Tudo Aqui”, será lançada na próxima terça-feira, 28, em Porto Velho no Palácio Rio Madeira. A Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação- Setic, que, em parceria com a Superintendência de Gestão de Gastos Públicos Administrativos – Sugesp, desenvolveu a Plataforma, divulga que o  “Portal do Cidadão” será uma plataforma que integrará e unificará os serviços prestados ao cidadão, como: os agendamentos de Carteira de Identidade (RG); do Passe Livre do idoso/portador de deficiências; Solicitação da CNH definitiva e mais outros 50 serviços prestados no Tudo Aqui. Além da realização de serviços como solicitações e acompanhamento de etapas de atendimento, o portal será o canal direto de comunicação, com  informativos, campanhas e avisos relevantes. A gerente de projeto da Setic, Karine Santos, afirmou que  isto faz parte de tornar o governo digital e é um resultado da transformação digital que vivemos. Segundo ela,  “As instituições e grandes empresas estão vivendo esse movimento, o Governo de Rondônia acompanhando essa nova realidade, realiza ações inovadoras que modernizam e simplificam a relação do Poder Público com a sociedade”.

FIERO RECEBE CONSUL ITALIANO E SUA COMITIVA

Para conhecer o potencial de Rondônia, vislumbrando oportunidades de negócios na Amazônia, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé recebeu o cônsul geral da Itália no Brasil, Domênico Fornara, que veio acompanhado do senador italiano, Fabio Porta, do presidente do Comitê dos Italianos no Exterior (COM.IT.ES), Alberto Mayer e do correspondente do consulado da Itália em Rondônia, Claudio Guastella. Thomé foi um dos primeiros representantes empresariais de Rondônia a visitar o consulado italiano em São Paulo, quando Domenico Fornara assumiu o cargo, em fevereiro deste ano, para  afirmou  apresentar um portfólio de investimentos, projetos de pesquisas, soluções inovadoras e prospecção de novos negócios e cadeias produtivas no bioma amazônico. O cônsul italiano afirmou que nesta visita que faz a Rondônia tem a oportunidade de conhecer seu potencial e apresentar o que a Itália pode oferecer através da câmara de comércio, para que haja estudos de investimentos em alguns setores na região. “Como é a primeira vez que visito o estado, precisamos conhecer melhor as potencialidades locais, para depois propormos uma agenda comercial, e este é um dos nossos propósitos nesta visita à Rondônia”, explicou Fornara.

ARRECADAÇÃO FEDERAL DE MAIO É RECORDE HISTÓRICO

Divulgado que a arrecadação total de impostos federais alcançou R$ 165,3 bilhões em maio,  mais 4,1% de crescimento, em termos reais, em relação ao mesmo mês do ano passado. O resultado é um recorde histórico para o mês. Os resultados de maio derivam de uma maior arrecadação das receitas previdenciárias, que subiram 9,4%,  em termos reais. É um reflexo de que o mercado de trabalho formal continua se recuperando da crise da pandemia e sinaliza que a massa salarial mais elevada começa a produzir ganhos de arrecadação.

 

BOLSONARO VETA PARTE DA PLP 18/2022

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o PLP 18/2022, que estabelece um teto para as alíquotas de ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte público. O presidente vetou  trechos sobre à indenização a estados com perdas superiores a 5% e perdas em recursos relacionados aos mínimos constitucionais de saúde e educação. A medida entra em vigor imediatamente e pode causar uma perda estimada de R$ 61 bilhões na arrecadação de ICMS e PIS/Cofins neste ano.

AUTOR: SILVIO PERSIVO –  COLUNA TEIA DIGITAL

  • A opinião dos colunistas colaboradores são de sua inteira responsabilidade e não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese