Cultura

Arraial Flor do Cacto leva alegria à população na zona Sul de Porto Velho

Com apoio logístico da gestão municipal, arraiais e demais atividades culturais são levadas aos bairros da capital

Ao som de muita música, apresentações de danças e comercialização de comidas típicas, a primeira noite da 23ª edição do Arraial Flor do Cacto animou a população. A abertura ocorreu na sexta-feira (27), no campo de futebol do Caladinho, e segue até o dia 5 de junho.

O arraial faz parte da programação do Circuito Junino, organizado por associações e grupos folclóricos, com o apoio logístico da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural (Funcultural). Na programação do Circuito Junino estão previstos pelo menos 12 arraiais até o dia 25 de setembro.

De acordo com o presidente interino da Funcultural, Godofredo Neto, a gestão municipal não tem medido esforços para apoiar com a logística e a estrutura.

“Nós reunimos a Liga dos Arraiais para apresentar suas necessidades de estrutura, para que pudéssemos somar. A Liga encaminhou suas necessidades e fizemos uma breve análise. O resultado é o que estamos vendo, a realização do Arraial Flor do Cacto. Nesse período pós-pandêmico, esperamos um grande público, como ocorreu no Arraial Municipal, no Mercado Cultural. E o arraial Flor do Cacto é considerado um dos quatro arraiais de grande porte no nosso município. E isso é só o pontapé inicial. Esperamos que toda a população prestigie o Circuito Junino”, detalhou.

Parque de diversões é outro atrativo da festaParque de diversões é outro atrativo da festaDurante a abertura, o presidente da Liga dos Arraiais de Porto Velho, Francisco Clodoaldo, o “Negaça”, destacou o momento especial de retomada dos festejos, após um cenário crítico de pandemia e agradeceu o apoio da prefeitura. “Não é fácil fazer cultura depois de uma pandemia como essa. Agora, com o avanço da vacinação, estamos realizando o primeiro grande evento junino nos bairros. O Arraial Flor do Cacto já possui 25 anos de existência, e hoje segue na sua 23ª edição, com uma soma de forças muito grande, ou seja, um movimento da cultura e fomento de emprego e renda. Com a direção de Deus, a gente consegue fazer. Agradecemos a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Funcultural, por todo apoio logístico e demais parceiros”, enfatizou.

O prefeito Hildon Chaves esteve presente na abertura da festa e destacou a importância da retomada dos festejos juninos, um momento especial para a cultura porto-velhense. “Em virtude da pandemia, não foi possível realizar os festejos nos últimos dois anos, mas agora está sendo possível promover essas confraternizações tão importantes. O arraial Flor do Cacto já é tradição em nossa cidade e faz parte do nosso calendário de eventos. E é muito bom poder estar aqui, confraternizando com as famílias da zona Sul e demais famílias de outros bairros presentes. Que todos possam vir conhecer esse arraial que está muito bonito”.

ATRAÇÕES

Katiele Pereira levou a filha pela primeira vez na festaKatiele Pereira levou a filha pela primeira vez na festaA programação da primeira noite do Arraial Flor do Cacto foi recheada de apresentações como a do Grupo Acreditar, composto por mulheres da terceira idade, com a dança do Carimbó; do grupo de dança Waitiku Mayakan; e com o show musical de Ely Lima e banda. As próximas noites contarão com apresentações de bois-bumbás e quadrilhas juninas, entre outras.

O brilho da festa também estava nos detalhes, das barracas decoradas à variedade de pratos típicos comercializados e brinquedos para toda a família. Quem prestigiou, não economizou elogios pela organização e a retomada das festas juninas tradicionais.

Katiele Pereira da Silva aproveitou o momento para levar, pela primeira vez, sua pequena filha ao festejo. Para ela, uma edição especial. “Em todas as edições eu estava presente para prestigiar. E hoje, com minha filha em meus braços, sinto que há algo mais emocionante, ainda mais depois de passar por essa pandemia. Agora é curtir as noites e já convido as famílias para conhecerem”.

FOMENTO ECONÔMICO

Evento ajuda a aquecer a economia localEvento ajuda a aquecer a economia localAnimação, também, para quem está comercializando seus produtos nas noites de arraial. Claudinei Ribeiro Brazão, juntamente com a esposa, participa do Flor do Cacto há oito anos, em uma barraca de alimentação com cardápio variado de comidas típicas da região. O prato líder nas vendas é o tradicional espetinho de carne.

“O retorno dos arraiais com certeza ajuda a movimentar a economia. Temos uma grande expectativa para esses dias aqui no Flor do Cacto, com muitas vendas e também diversão. Essa festa é só o começo para os próximos arraiais nos bairros. O apoio da prefeitura é de suma importância, pois nos ajuda a economizar os custos”, observou.

O Arraial Flor do Cacto segue até o dia 5 de junho no campo de futebol do Caladinho. E de 10 a 19 de junho acontece o Arraiá Leste, no campo de futebol do JK.

FONTE: ASSESSORIA COMDECOM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com