Mundo

Argentina cogita novas restrições para evitar cepa de Manaus

Fronteiras do país podem ser fechadas nos próximos dias, para evitar a entrada da variante que se originou no Brasil

O secretário da Saúde da província de Buenos Aires, Daniel Gollán, declarou nesta terça-feira (9) que a próxima reunião do Conselho Nacional de Saúde discutirá uma possível nova restrição das fronteiras para impedir o acesso de novas mutações do coronavírus ao país vizinho e admitiu preocupação com a cepa descoberta em Manaus.

“Ontem foi realizada uma reunião extraordinária para definir que medidas serão tomadas para tentar por todos os meios evitar a entrada dessas variantes em nosso país”, afirmou Gollán em entrevista coletiva, na qual deu destaque à variante amazonense do SARS-CoV-2.

“Nós nos preocupamos com a situação que está acontecendo nos diversos países vizinhos e na região, com o foco principalmente no Brasil. Com uma variante (do vírus), a variante Manaus, que já está se espalhando em praticamente todos os estados do Brasil, incluindo os estados do sul, que fazem fronteira com a Argentina”, alertou.

Medidas urgentes

Segundo Gollán, as modificações finalmente decididas entrariam em vigor no próximo decreto de necessidade e urgência, que deverá chegar na próxima sexta-feira e que está a cargo do governo nacional. “A situação global é uma situação que nos alerta novamente para um cenário de crescimento de casos”, disse.

Além disso, o secretário de Saúde mencionou a possibilidade de um sistema de quarentena para nativos e residentes que retornem ao território argentino. “A ideia é ter um controle muito forte”, admitiu.

Gollán também destacou que se os países sul-americanos não reduzirem o número de casos durante o verão a situação será agravada com a chegada do inverno.

De acordo com dados do Ministério da Saúde da Argentina, o país teve até agora 2.154.694 casos de coronavírus e 53.121 mortes por covid-19.

FONTE: EFE

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]