Atualidades

Aprovada PEC que garante segurança a ex-procurador

De autoria do deputado Hermínio Coelho (PSD) e subscrito por vários outros parlamentares, o plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou por unanimidade a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que assegura segurança pessoal a ex-procurador geral do Ministério Público.

De acordo com Hermínio Coelho, o trabalho de combate principalmente ao crime organizado e à corrupção acaba por desagradar a muitos, e sem a necessária segurança esta autoridade acabaria ficando exposta e correndo riscos ao deixar o cargo.

 

O teor da PEC é a seguinte: “Artigo 1º – Fica acrescentado o artigo 99-A a Constituição do Estado de Rondônia, com a seguinte redação.

OProcurador Geral de Justiça fará jus a segurança pessoal mantida pelo Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, após encerramento do seu mandato pelo mesmo período que tenha exercido o respectivo cargo. Parágrafo Único – Caso o Procurador Geral tenha sido reconduzido ao cargo, este prazo terá seu início após o encerramento do último mandato, tendo o tempo de garantia de segurança somado os dois períodos”.

 

Segundo Hermínio Coelho, o objetivo da propositura é assegurar ao procurador geral do MP que deixa o cargo em razão do cumprimento de seu mandato, a segurança pessoal que deve ser mantida pelo Estado, uma vez que o parágrafo 99 da Constituição Estadual destaca a posição de exclusividade da competência do procurador a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos, mediante inquérito civil e ação civil pública quando praticados pelo governador, membros do Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública.

 

Ao concluir, declarou o deputado Hermínio Coelho que “a condição de resguardar a moralidade  na ordem pública e firmar, por ordem do ofício o combate a todos os tipos de delitos que possam ocorrer na administração pública, muitas das vezes vai de encontro a grupos organizados que saqueiam e cometem delitos de toda ordem, cabendo desta forma ao procurador geral combatê-los por ser prerrogativa exclusiva do cargo, com isso amealhando inimigos do Estado, que passam a ser seus também, e, com isso, correndo risco de sua própria vida e de seus familiares”.

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]