Noticias

Anvisa recomenda suspensão da temporada de navios de cruzeiro no Brasil

Agência Nacional de Vigilância Sanitária citou o aumento repentino de casos de Covid-19 nas embarcações que operam cruzeiros na costa brasileira

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou na sexta-feira (31) a “a suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro, em caráter preventivo, até que haja mais dados disponíveis para avaliação do cenário epidemiológico”.

A recomendação foi feita ao Ministério da Saúde. A agência citou o “aumento repentino de casos de infecção por Covid-19 detectados nas embarcações que operam cruzeiros marítimos ao longo da costa brasileira e os dados epidemiológicos nacionais e mundiais, especialmente sobre o aparecimento e transmissão em território nacional da variante Ômicron”.

De acordo com a Anvisa, “mesmo diante da elaboração de Planos de Operacionalização para a retomada da temporada de cruzeiros (…), tem-se observado dificuldades impostas pelos entes locais diante da necessidade de eventuais desembarques de casos positivos para Covid-19 em seus territórios”.

“Os dados disponíveis até o momento apontam que a variante Ômicron tem o potencial de se espalhar mais rápido do que outras variantes e que pode contornar parte da proteção imunológica de vacinas e casos anteriores de Covid-19”, acrescentou a agência.

A efetiva suspensão da temporada depende do governo federal. Por enquanto, os cruzeiros estão autorizados.

O Ministério da Saúde informou que tomou conhecimento da recomendação da Anvisa e que avaliará “as medidas cabíveis em conjunto com os ministérios relacionados ao tema”.

Mais cedo, a Anvisa comunicou, porém, que a empresa MSC Cruzeiros interrompeu a operação do navio MSC Splendida, que está no Porto de Santos (SP), depois do surgimento de casos de Covid-19 na embarcação.

No Splendida, foram detectados 78 casos da doença — 51 tripulantes e 27 passageiros estão infectados –, além de 54 pessoas que tiveram contato com os contaminados pelo vírus.

Ainda nesta sexta-feira, a Costa Crociere anunciou a interrupção das operações do navio Costa Diadema para os embarques em Santos em 3 e 10 de janeiro e os embarques em Salvador em 6 e 13 de janeiro. A empresa alegou que se trata de uma “medida de responsabilidade e em acordo com a exigências das autoridades da Anvisa”.

No Costa Diadema, 56 tripulantes e 12 passageiros foram infectados pelo coronavírus.

FONTE: CNN BRASIL

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]