Mundo

Alemanha tem maior incidência de covid-19 desde o início da pandemia

Taxa de novos casos da doença em sete dias supera marca de 200 a cada 100 mil habitantes pela primeira vez. Associação de professores alerta para perda de controle nas escolas.

A incidência de novos casos de covid-19 na Alemanha em sete dias atingiu a marca recorde de 201,1 a cada 100 mil habitantes, segundo divulgou nesta segunda-feira (08/11) o Instituto Robert Koch (RKI), a agência alemã para controle e prevenção de doenças. É a primeira vez que a taxa, usada para medir o estado da pandemia no país, fica acima de 200.

O recorde anterior na incidência de sete dias, de 197,6, havia sido registrado em 22 de dezembro de 2020, antes de a vacinação contra covid-19 começar no país.

Apesar de atualmente as vacinas estarem amplamente disponíveis, os casos de covid-19 estão aumentando no país. Neste domingo, a incidência de sete dias era de 191,5, e uma semana atrás, de 154,8.

Até agora, 67,1% da população foi completamente vacinada. Na semana passada, o ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, afirmou que o país já entrou na quarta onda da pandemia de covid-19 e que, no momento, o país vive uma “pandemia dos não vacinados”.

Especialistas consideram, no entanto, que agora o sistema de saúde seja capaz de suportar mais infecções do que antes da vacinação, pois os imunizantes oferecem alta proteção contra casos graves da covid-19. Mesmo assim, médicos temem que, se a tendência de alta nos casos se mantiver, o número de pacientes internados em UTIs devido à covid-19 dobre nas próximas semanas.

Nesta segunda-feira, foram registradas 15.513 novas infecções pelo coronavírus no país, 5.855 a mais que há uma semana, segundo o RKI. Também foram reportadas 33 novas mortes relacionadas ao vírus.

No total, mais de 4,78 milhões de casos de covid-19 e 96.558 mortes foram oficialmente registrados na Alemanha.

Alerta sobre perda de controle nas escolas

Diante da alta constante de casos de covid-19 entre crianças e jovens, a Associação Alemã de Professores (Deutsche Lehrerverband) alertou para uma “perda de controle sobre a pandemia nas escolas”. O perigo é “imenso”, afirmou o presidente da associação, Heinz-Peter Meidinger.

Meidinger defendeu que seja mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras nas escolas, apontando que estudos atuais mostram a eficácia da medida.

“Há casos de covid longa também entre crianças. As máscaras são incômodas, mas os alunos e alunas geralmente não têm problemas com elas”, disse Meidinger em entrevista à Redaktionsnetzwerk Deutschland.

O presidente da associação criticou a diferença entre as regras impostas pelos estados alemães. “É um dos grandes erros da política para a pandemia o fato de quase não ter sido possível ou ter sido apenas brevemente possível chegar a regras uniformes para escolas em todo o país”, disse.

Desde o início de novembro, o estado da Renânia do Norte-Vestáflia, o mais populoso do país, por exemplo, acabou com a obrigatoriedade de máscaras para alunos enquanto estiverem sentados em suas carteiras. A medida também já havia sido adotada pelos estados da Baviera, Sarre e Berlim para alunos até a sexta série.

Regiões mais afetadas

Atualmente, os estados da Alemanha que registram as taxas de incidência de sete dias mais altas são Saxônia (491,3) e Turíngia (427,5), seguidas da Baviera (316,2).

Devido ao aumento de casos, autoridades do estado da Saxônia estão introduzindo restrições conhecidas como 2G em vários locais, o que quer dizer que apenas pessoas vacinadas e recuperadas podem acessar locais fechados.

A Baviera implementou novas restrições neste domingo, permitindo somente a entrada de vacinados, recuperados ou testados com teste de PCR em bares e eventos em locais fechados.

Os partidos que negociam atualmente uma nova coalizão de governo – o Partido Social-Democrata (SPD), o Partido Verde e o Partido Liberal Democrático (FDP) – também estão negociando a reintrodução de testes gratuitos para a população, que foram abolidos para estimular a vacinação no país.

Os três partidos também estudam exigir testes diários de funcionários e visitantes de casas de repouso, independentemente de estarem vacinados ou recuperados da covid-19.

FONTE: REUTERS

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com