Em Porto Murtinho, distrito de São Miguel do Guaporé, as equipes de técnicos fizeram visitas às casas com aplicação de testes e orientações
O trabalho da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, em parceria com a Associação Beradeiro, na região do Vale do Guaporé foi concluído com ações no distrito de Porto Murtinho e no quilombola Pedras Negras, município de São Francisco. Foram disponibilizados para cerca de 200 famílias, ações de testagem rápida e autoteste para HIV, Sífilis, Hepatites B e C; e a oferta de insumos de prevenção e rastreamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs.
O trabalho realizado nas regiões tem como uma das estratégias utilizar metodologia composta por abordagens de educação entre pares para a oferta de ações de prevenção combinada dirigidas às populações.
A Agevisa por meio do Núcleo Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, com a organização não governamental Associação Beradeiro, traçaram estratégias a fim de desenvolver o projeto “Viva Melhor Sabendo” do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde.
O diretor da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima disse que a estratégia busca realizar ações de base comunitária quanto à prevenção combinada à testagem, além da distribuição de preservativos. “Entre os serviços está também o encaminhamento ao Serviço de Atendimento Especializado – SAE em caso de testagem positiva e posterior atendimento multidisciplinar”, ressaltou.
TESTES HIV
A gerente da vigilância epidemiológica da Agevisa, Arlete Baldez, afirma que foi oferecida à população uma nova tecnologia para testagem rápida do HIV, o autoteste para HIV, que é ofertado pelo Sistema Único de Saúde – SUS, totalmente gratuito, e que o usuário pode “realizar no conforto de sua casa, sendo ele protagonista do seu cuidado”.
Os municípios de Costa Marques e São Francisco do Guaporé foram escolhidos para realização da estratégia de prevenção combinada, sendo realizadas ações nas residências das pessoas; com oferta de testes rápidos, orientação e aconselhamento. “Mas a estratégia também será realizada em todos os 52 municípios de Rondônia com o oferecimento de testagem rápida e demais ações de prevenção, buscando com isso interromper a cadeia de transmissão, principalmente, a vertical, cujo Brasil tem buscado a certificação junto à OMS”, disse a coordenadora da Núcleo Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais.
FONTE: SECOM/RO
Add Comment