Interior

Ações contribuíram para o fortalecimento e avanços na Região do Café em 2021

Entre janeiro e novembro de de 2021, foram realizadas no Hospital Regional de Cacoal um total de 32.466 consultas médicas

Ao longo de 2021, uma série de ações, investimentos, serviços e programas movimentaram a Região do Café nas mais diversas áreas. Em Cacoal, o Governo de Rondônia conta com o Complexo Regional Hospitalar que compreende o Hospital de Urgência e Emergência (Heuro) e o Hospital Regional de Cacoal. Juntas, as duas unidades hospitalares realizam atendimentos especializados em áreas como ortopedia, neurologia, pediatria, neurocirurgia, nefrologia, oncologia, oftalmologia, pneumologia, psicologia, nutrição, fisioterapia, além de atender todas as urgências e emergências da região.

Para se ter uma ideia, entre janeiro e novembro de de 2021, foram realizadas no Hospital Regional de Cacoal um total de 32.466 consultas médicas especializadas, 4.062 cirurgias, 21.894 exames diversos e 5.783 internações foram registradas. Além disso, profissionais, como fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, entre outros, realizaram 127.696 atendimentos neste mesmo período.

Já no Heuro, foram registrados, também entre os meses de janeiro a novembro de 2021, 6.730 internações, realizadas 26.460 consultas médicas, 1.430 cirurgias e 22.015 exames. Juntos, os profissionais não médicos realizaram 95.040 atendimentos.

Em 2021, além da implantação de novos serviços, cirurgias que antes eram realizadas somente em Porto Velho, começaram a ser realizadas também em Cacoal, descentralizando os serviços de saúde em Rondônia. Em fevereiro deste ano, por exemplo, pela primeira vez um implante de marcapasso definitivo foi realizado pelo Governo de Rondônia, em Cacoal.

Em 2021, pela primeira vez, uma cirurgia para implante de marcapasso definitivo foi realizada em Cacoal

Em 2021, uma série de investimentos foram feitos no setor de diagnóstico por imagens do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal. O Estado tem buscado garantir e facilitar aos pacientes da Rede Estadual de Saúde o acesso a exames como mamografia, radiodiagnóstico e ultrassonografia. Novos aparelhos, com qualidade digital, foram instalados para suprir a demanda da II Macrorregião de Saúde.

Os Programas de Residência Multiprofissional têm oportunizado o aperfeiçoamento e a especialização de profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Psicologia e Odontologia. Dentro do programa de residência, também estão inseridas Residências Médicas em Pediatria, Cirurgia Geral e Clínica Médica.

A Região do Café tem se destacado na doação de órgãos. Hoje, no Brasil,  após constatado morte cerebral, só é possível fazer a doação mediante a autorização expressa da família. Em 2021, nove cirurgias de captação de órgãos foram realizadas em Cacoal, até o dia 22 de dezembro, e com isso 39 pessoas que aguardavam na fila de espera por transplante puderam ter a oportunidade de um recomeço.

ENFRENTAMENTO À COVID-19

Já em relação à covid-19, os esforços continuam intensos para o enfrentamento da doença. Em 2021, o Governo de Rondônia iniciou o ano encaminhando para Cacoal as primeiras doses da vacina contra a covid-19 para atender aos municípios da Região do Café, que integram essa regional de saúde. No dia 19 de janeiro, chegavam aos municípios de Cacoal, Espigão d’Oeste, Pimenta Bueno, Ministro Andreazza, Primavera de Rondônia e São Felipe d’Oeste as primeiras doses de imunizante.

Em janeiro de 2021, foram enviadas as primeiras doses de imunizante contra a covid-19

Agora, nesta mesma região, já são mais de 310 mil doses distribuídas. Até o dia 22 de dezembro, o Governo de Rondônia havia enviado para os municípios da Região do Café um total de 81.201 doses da Coronavac, 96.735 doses da AstraZeneca, 6.190 doses da vacina da Janssen e 128.298 doses do imunizante da Pfizer.

Também no início de 2021, a parceria entre Estado e município viabilizou a estruturação do Hospital de Campanha de Cacoal. Instalado em um imóvel do Governo do Estado, toda a estrutura foi organizada para o acolhimento e primeiros atendimentos dos pacientes com coronavírus, ajudando assim a desafogar os hospitais HRC e Heuro que, juntos, atendem pacientes encaminhados por mais de 30 municípios rondonienses.

Desde o início da pandemia, o Governo de Rondônia voltou a atenção à capacitação profissional dos servidores da saúde. Em 2021, profissionais atuantes no enfrentamento à covid-19 participaram, por exemplo, de um importante treinamento ofertado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, buscando promover a reabilitação hospitalar de pacientes após a alta do cuidado intensivo da doença.

Durante a pandemia, o abastecimento de gases medicinais não gerou problemas ao Complexo Hospitalar Regional de Cacoal e, quando houve aumento da demanda em todo o Brasil, o Governo do Estado se antecipou a uma possível falta de oxigênio e solicitou à empresa terceirizada a ampliação do fornecimento para o Complexo Hospitalar.

INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO

Na Educação, muitos investimentos têm sido feitos pelo Executivo Estadual para melhorar a infraestrutura das instituições de ensino. Diversas escolas da Região do Café passaram ou passam por reformas, ampliações, como a construção de salas de aulas, refeitórios, salas administrativas, entre outros espaços.

O Governo de Rondônia enviou às escolas estaduais de Cacoal equipamentos e materiais

Constantemente, as escolas estaduais também têm recebido materiais didáticos, equipamentos e mobiliários como ventiladores, computadores, ares-condicionados, notebooks, bebedouros, laboratórios didáticos móveis, fogões e muitos outros itens necessários. Na Região do Café, todas as escolas estaduais tem recebido investimentos.

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), avançou ainda nas entregas dos kits de alimentação escolar. Ao longo do ano, foram milhares de kits entregues, atendendo os alunos. O objetivo sempre foi auxiliar as famílias dos estudantes durante o período de pandemia.

PRODUÇÃO RURAL

Em 2021, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater) completou 50 anos e na Região do Café, a entidade atende diretamente cerca de 1.700 propriedades. Nesta regional, o Poder Executivo conta com oito escritórios locais da Emater, espalhados pelo municípios de Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Ministro Andreazza, São Felipe, Parecis e Primavera de Rondônia, sendo em Pimenta Bueno também a sede do Escritório Regional da Emater.

Atuando junto aos sete municípios dessa região, a entidade conta com 86 servidores dedicando-se diariamente para oferecer junto aos agricultores familiares todos os serviços que envolvem a Assistência Técnica e Extensão Rural de forma participativa, visando o desenvolvimento humano sustentável. São extensionistas rurais e sociais, servidores da área administrativa e também de apoio e vigias.

No primeiro semestre de 2021, o Governo do Estado abriu oficialmente o período da colheita do café no Estado. O dia 10 de abril marca oficialmente o início da colheita do café em Rondônia e a data faz parte do Calendário Oficial do Estado, pela Lei nº 3.516.

O Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café em Rondônia (Concafé) 2021 foi além das expectativas. Em sua sexta edição, o concurso contou com 237 concorrentes de alto nível, mostrando que Rondônia está muito à frente quando o assunto é café robusta (Coffea Canephora), popularmente conhecido pela variedade conilon. Dentre os participantes, mais de cem cafeicultores ultrapassaram a marca de 80 pontos, o que por si só já classifica o café como especial. Neste ano, o grande campeão do Concurso, na categoria qualidade da bebida, foi o produtor rural Ronieli Hel, de Novo Horizonte do Oeste, que atingiu 86,67 pontos e foi premiado com um trator cafeeiro, no valor de 230 mil reais.

Por meio do programa “Peixe Saudável”, o Governo de Rondônia também tem fomentado a piscicultura na Região do Café, enviando equipes da Seagri e da Emater para perto dos produtores rurais. Dentro do programa, o Estado leva até os piscicultores os laboratórios móveis, unidades equipadas com todos os aparelhos necessários para a análise de água e de peixes, auxiliando os produtores na manutenção da qualidade sanitária dos animais, mediante a adoção de boas práticas de manejo.

Outro programa do Governo de Rondônia que tem contribuído com os produtores rurais é o “Mais Calcário”. Mais de mil produtores da agricultura familiar dos 52 municípios do Estado foram beneficiados, neste ano de 2021, com o transporte gratuito de mais de 40 mil toneladas de calcário, insumo importante para a recuperação de solos degradados e o desenvolvimento de atividades agrícolas. Na Região do Café, quase mil toneladas foram distribuídas entre produtores rurais dos municípios de Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Primavera de Rondônia e Ministro Andreazza.

“TCHAU POEIRA” E “GOVERNO NA CIDADE”

O projeto “Tchau Poeira”, executado pelo Departamento de Estradas de Rodagens e Transporte (DER), foi desenvolvido pelo Governo de Rondônia para asfaltar e recuperar vias urbanas dos municípios rondonienses, com recurso do Estado. Na Região do Café, o projeto começou a ser executado no município de Pimenta Bueno em julho. Ao todo, foram 12,58 quilômetros de ruas e avenidas recapeadas e 5,14km de asfalto novo.

Em Pimenta Bueno, o “Tchau Poeira” garantiu mais de 12 quilômetros de ruas e avenidas recapeadas e 5km de asfalto novo

Em dezembro, o Governo de Rondônia deu início à execução das obras do projeto “Tchau Poeira” também em Cacoal, onde os serviços de recapeamento asfáltico começaram pelo distrito do Riozinho. Nesta primeira etapa do “Tchau Poeira” na Capital do Café, serão mais de 10 quilômetros de vias públicas recapeadas, com a aplicação de microrrevestimento asfáltico, uma mistura que consiste na associação de agregado britado de alta qualidade.

O Governo de Rondônia também tem buscado melhorar o urbanismo dos municípios por meio do projeto “Governo na Cidade”, com obras realizadas pela Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp). Este projeto é uma iniciativa do Executivo Estadual em apoio aos 52 municípios de Rondônia, com a revitalização de espaços públicos de uso coletivo, para fins desportivos e de lazer.

RODOVIAS ESTADUAIS

Os investimentos em trafegabilidade também são direcionados às rodovias estaduais em Rondônia. Através do DER, o Governo de Rondônia tem realizado manutenções constantes nas rodovias a fim de garantir a trafegabilidade e proporcionar dignidade e segurança às comunidades das linhas rurais. Na Região do Café, rodovias como a RO-387, RO-471, RO-133, RO-486, RO-489, RO-491, RO-493 RO-494, RO-370, recebem atenção constante do Executivo Estadual, seja com serviços de reconformação da plataforma, limpeza lateral, tapa-buracos, manutenção e construção de pontes, entre outros serviços.

AÇÃO SOCIAL

Em 2021, 648 kits do “Mamãe Cheguei” foram entregues na Região do Café

Coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), o programa estadual “Mamãe Cheguei”  tem contemplado gestantes em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

Cada mamãe recebe  um kit enxoval composto por diversos itens, entre eles banheira, roupas, fraldas descartáveis e de tecido, jogo de lençol, travesseiro, toalha de banho com capuz, uma bolsa maternidade, além de itens de higiene e cuidados com o bebê.

Na Região do Café, 648 kits foram entregues em 2021, sendo 227 para atender mamães em Cacoal, 163 em Espigão Do Oeste, 113 em Pimenta Bueno, 54 em Parecis, 37 em Ministro Andreazza, 31 em São Felipe D’Oeste e 20 mamães foram contempladas em Primavera de Rondônia.

A Região do Café também é atendida pelo Programa Criança Feliz +, implantado pelo Governo de Rondônia, por meio da Seas.

AEROPORTO DE CACOAL

No início de dezembro, o Governo do Estado entregou oficial das obras de reforma e ampliação do Aeroporto Capital do Café. O investimento total aplicado no aeroporto foi de R$ 11.510.668,11 (onze milhões, quinhentos e dez mil, seiscentos e sessenta e oito reais, onze centavos), sendo R$ 7.049.058,45 (sete milhões, quarenta e nove mil, cinquenta e oito reais e quarenta e cinco centavos) de recursos federais e R$ 4.461.609,66 (quatro milhões, quatrocentos e sessenta e um mil. seiscentos e nove reais e sessenta e seis centavos) com recursos estaduais.

Além da ampliação do terminal de passageiros, incluindo salas de embarque e desembarque, os investimentos contemplaram a ampliação do estacionamento e ainda ajustes do sistema viário de acesso ao estacionamento, nas vias de serviços internas e também no pátio de aeronaves e melhorias complementares nos sistemas hidrossanitários, eletroeletrônicos, combate a incêndio, gás combustíveis, ar-condicionado e sistemas estruturais.

O Governo do Estado entregou oficial das obras do Aeroporto de Cacoal

Além disso, o Governo de Rondônia investiu na implantação de auxílios à navegação através do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão  (PAPI), Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e Tráfego Aéreo (EPTA), Estação Meteorológica de Superfície Automática (EMS); Aquisição do Código de Condição de Pista (Runway Condition Code – RCC) e cerca operacional.

ÓRGÃOS REGIONAIS EM NOVO ENDEREÇO

Sefin, Seas, Sine e a Secretaria Regional do Governo estão localizados em um mesmo imóvel

Visando a economicidade e a concentração de órgãos e serviços públicos, o Governo de Rondônia instalou, em Cacoal, as regionais em um mesmo imóvel.

Desde março de 2021, a Secretaria Executiva Regional do Governo, a Agência da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), a Gerência Regional da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e a unidade local do Sistema Nacional de Empregos (Sine), estão reunidos em um só endereço.

Com a inauguração do novo Fórum, o imóvel que por muitos anos foi ocupado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) foi cedido aos órgãos do Governo. A solicitação do imóvel, localizado na esquina da avenida Belo Horizonte, com a rua José do Patrocínio, partiu da Sefin e agregou os outros órgãos, otimizando o atendimento à população.

FONTE: SECOM/RO

 

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

PARCEIROS

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese