Cultura

“A Roça é Nossa” homenageia o Nordeste na 41ª edição do Arraial Flor do Maracujá

O evento reúne o melhor das manifestações folclóricas do estado, com a participação de 37 agremiações entre quadrilhas e bois-bumbás

Entre os dias 1º a 10 agosto, o Parque dos Tanques, em Porto Velho, será palco de um dos maiores eventos de cultura popular da Região Norte: a 41ª edição do Arraial Flor do Maracujá. Promovido pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), o evento reúne as manifestações folclóricas do estado, com a participação de 35 agremiações entre quadrilhas e bois-bumbás.

Fundada em 1993, no Bairro Esperança da Comunidade, Zona Leste da Capital, a tradicional Junina “A Roça é Nossa” é uma das atrações deste ano. Com mais de 30 anos de história, a agremiação surgiu da fusão das quadrilhas Sapezal e Flor da Bananeira, criadas por Fernando Rocha e Dona Liri, com o objetivo de brilhar no Flor do Maracujá, e assim tem feito desde então.

TEMÁTICA 2025

Para esta edição, a quadrilha traz o tema “Made in Nordeste” (Feito no Nordeste), que valoriza a diversidade cultural da região nordestina. A apresentação fará homenagens ao frevo, maracatu, bumba-meu-boi, entre outros ritmos e expressões culturais que fazem parte do patrimônio imaterial do Brasil.

Segundo a presidente, filha dos fundadores da agremiação, Amanda Rocha,  este ano homenageamos uma região que inspira o Brasil inteiro com sua força cultural. É um verdadeiro tributo à identidade nordestina, à sua música, dança, fé e alegria. “Minha mãe, antes de partir, pediu que a gente mantivesse viva a quadrilha. E com a partida recente do meu pai, reforçamos esse compromisso. A Roça é Nossa vai continuar levando cultura, resistência e memória para a arena”, destacou.

ESTRUTURA E ENSAIOS

A agremiação conta atualmente com 72 brincantes, 8 membros na diretoria e 13 coordenadores

A agremiação conta atualmente com 72 brincantes, 8 membros na diretoria e 13 coordenadores. Os ensaios acontecem de segunda a sexta-feira, a partir das 22h30, na Quadra Sérgio Siqueira, localizada na Avenida Mamoré, em Porto Velho. Em 2023, a quadrilha emocionou o público com a apresentação “Saudade: Meu Remédio é Cantar”, uma homenagem ao fundador Fernando Rocha, falecido em 2022.

ROÇA É NOSSA MIRIM 

Criada em 2007, a versão mirim da quadrilha surgiu a partir da iniciativa do próprio fundador, após pedidos de pais que desejavam ver seus filhos dançando. Desde então, a Roça é Nossa Mirim se tornou um celeiro de talentos e conquistou dois títulos do Flor do Maracujá (2018 e 2019), além de vitórias no Arraial do Cacto e no Arraial do Tucumanzal. Atualmente, o grupo mirim conta com 25 pares.

FONTE: SECOM/RO

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]