Atualidades

A pedido do Senador Marcos Rogério, governo federal vai prestar esclarecimentos sobre remoções em Alvorada

A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou, nesta quarta-feira (5), requerimentos do senador Marcos Rogério (PL–RO) para ouvir a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e a presidente da Funai, Joenia Wapichana, sobre as ações de desintrusão na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia.

Segundo o parlamentar, as operações têm provocado impactos sociais severos e insegurança jurídica, atingindo pequenos produtores e posseiros que vivem na região há décadas. Marcos Rogério lembrou que há portarias e decretos federais, em vigor desde os anos 1980, que garantem indenização e reassentamento às famílias não indígenas afetadas, medidas que seguem sendo descumpridas há mais de trinta anos.

“O que está acontecendo em Rondônia é grave. Famílias com títulos e escrituras estão sendo retiradas à força de áreas produtivas, por um erro histórico na demarcação. Não há invasão de terra indígena, há um equívoco do Estado que precisa ser corrigido”, afirmou o senador.

Os requerimentos foram aprovados por unanimidade, e a data da audiência será definida pela presidência da comissão.

Diligência em Rondônia

Além da audiência com Guajajara e Wapichana, o senador confirmou que a CDH realizará diligências em Rondônia, passando por Alvorada do Oeste, Jaru Aru e outras cidades da região, para apurar denúncias de remoções irregulares e ouvir as famílias afetadas. O pedido de diligência também é de autoria do senador Marcos Rogério.

“Não aceitaremos que erros do Estado penalizem os trabalhadores que vivem e produzem nessas terras há décadas. O governo precisa agir com responsabilidade e respeitar o direito de quem sempre esteve lá de forma legítima”, reforçou Marcos Rogério.

O relatório final deverá apresentar recomendações para garantir segurança jurídica e respeito aos direitos das famílias atingidas.

FONTE: ASSESSORIA PARLAMENTAR –  SENADO FEDERAL

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]