Teia Digital

Varejo e serviços devem abrir mais de 100 mil vagas de emprego até final do ano – Por Sílvio Persivo

A escuridão é uma benção que Deus nos deu. É melhor não mexer com ela.  “Cada um de nós é uma lua e tem um lado escuro que nunca mostra a ninguém” (Mark Twain). 

ATRASADOS DA ESC 

Este ano, em evento realizado no dia 24 de abril, o  presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que criava a Empresa Simples de Crédito (ESC). A lei permitia que qualquer pessoa pudesse abrir uma empresa simples de crédito para emprestar recursos no mercado local para micro e pequenas empresas. Sinceramente dei uma nota pensando que, em Rondônia, este tipo de negócio fosse bombar, pois, faz muita falta o crédito para pequenos negócios, como cabeleireiros, mercadinhos e padarias. No Brasil este tipo de empresa já deu resultados, pois, nos últimos cinco meses, 350 empresas simples de crédito (ESCs) foram criadas, uma média de duas por dia. O grande lance do  novo modelo de pessoa jurídica, espécie de microfinanceiras locais, é permitir às micro e pequenas empresas obter crédito com juros mais baixos e menos burocracia. Um cálculo da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas, o novo modelo deve injetar cerca de R$ 20 bilhões por ano nos pequenos negócios e na economia do país. Os dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), porém, ao constatar o sucesso, da iniciativa demonstram que apenas dois estados não possuem este novo modelo de negócio: Acre e Rondônia.  

CAMPANHA PARA SOLUÇÃO DE DÍVIDAS FOI UM SUCESSO 

O Serviço de Proteção ao Consumidor em Rondônia (Procon) lançou a Campanha de Negociação de Dívidas com Bancos, Financeiras e de Energia Elétrica que ocorreunos dias 19 e 20 deste mês, em Porto Velho. Segundo o coordenador do Procon, Estevão Ferreira, a expectativa era receber cerca de 400 pessoas, mas a iniciativa alcançou quase o dobro, mais de 700 pessoas procuraram o órgão para resolver problemas de dívidas. “Esta é a primeira campanha de negociação de dívidas que realizamos na Capital. Tivemos uma grande procura por parte da população. Muitos saíram daqui felizes sabendo que podem contar com o Procon quando precisam de soluções”, destacou o coordenador.  Segundo ele, o resultado surpreendente vai de encontro às propostas do novo governo. Para atender a demanda, foram disponibilizados nove guichês. A maior procura foi por atendimentos relacionados à energia elétrica, cerca de 247 atendimentos, seguidos de 79 atendimentos de bancos e financeiras, e 117 outros atendimentos.

PRAZO PRORROGADO 

Dei uma nota afirmando que no final de semana passado (domingo, 29) estaria chegando ao fim o 13º Festival de Flores de Holambra. A informação estava nas faixas que eram ostentadas nos locais do Festival (na praça das Getúlio Vargas, em frente ao Palácio do mesmo nome, e  no Parque da Cidade, próximo ao Porto Velho Shopping), mas, tomei um susto quando, já no sábado, vi uma faixa nova anunciando que o festival irá até o próximo dia 13, ou seja, aumentou a oportunidade anual dos consumidores de Porto Velho terem a chance de ver, e comprar, muitas espécies de flores expostas no festival entre crisântemos, orquídeas e roseiras, uma variedade de flores que agrada a todos os tipos de estilos e gostos. 

HOJE É O DIA DO TRADUTOR

Dia 30 de setembro é o dia de em que faleceu, em 419 ou 420, São Jerónimo, o tradutor da Bíblia do grego antigo e do hebraico para o latim (a Vulgata), portanto, considerado tradicionalmente o santo padroeiro dos tradutores. Aqui preciso homenagear minha querida amiga, Lila Rayol, uma das melhoras tradutoras do Norte e, porque não dizer, do País. Já me socorri dela,  muitas vezes, que é maravilhosa, metódica, uma referência no Pará. Em nome dela, os meus parabéns a todos os tradutores, aos que se dedicam ao ramo ou, igual a mim, amadores, se esforçam para, mesmo traindo (e errando), procuram resgatar ou a utilidade ou a beleza de outras línguas. 

AMAZONAS REGISTRA SÉTIMO MÊS SEGUIDO DE AUMENTO DO EMPREGO

O Amazonas registrou, em agosto, seu sétimo mês seguido de aumento do saldo de empregos com carteira assinada.  A alta foi puxada pelos setores de serviços, construção civil e indústria. Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram que, em relação a julho, o saldo avançou 0,42%, impulsionado pela criação de 1.905 empregos celetistas, já que as admissões (12.171) superaram os desligamentos (10.266). No ano, 101.980 trabalhadores ingressaram no mercado de trabalho do Amazonas e 91.313 deram baixa na carteira, gerando uma alta de 2,4% em relação ao estoque anterior. Em 12 meses, a diferença entre contratações (148.465) e demissões (135.772) gerou uma alta de 2,86%. 

VAREJO E SERVIÇOS DEVEM ABRIR MAIS DE CEM MIL VAGAS ATÉ O FIM DO ANO

Uma pesquisa realizada em todo o país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito-SPB faz a previsão de que, até dezembro, cerca de 103 mil vagas serão abertas- – um crescimento de 43,8 mil postos de trabalho em relação ao previsto ano passado. Apesar do cenário mais otimista, os dados apontam  somente um leve recuo de 72% para 69% na percentagem de empresários que não têm a intenção de fazer contratações neste fim de ano, sejam temporários, informais, efetivos ou terceirizados. Por outro lado, houve um aumento de 17% para 23% no percentual dos que contrataram ou devem contratar ao menos um novo colaborador. A principal justificativa para os reforços do quadro de funcionários é atender ao aumento da demanda neste período do ano, com 88% das menções.  A pesquisa também mostra que a maior parte (48%) dos empresários consultados deve contratar mais este ano do que no ano passado, enquanto 37% planejam abrir o mesmo número de vagas. Apenas 9% pretendem contratar menos funcionários. Considerando os que irão ampliar o quadro, 41% acreditam que a perspectiva de retomada da economia deve refletir no aumento das vendas – um crescimento de 30% em relação a 2018. Para 39%, a intenção é suprir a demanda para vender mais e 17% acreditam ser necessário investir na qualidade do atendimento.

AUTOR: SÍLVIO PERSIVO –  COLUNISTA TEIA DIGITAL

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com