Veja também: Grupo Chinês SUSFOR avisa seus acionistas que investigações da PF avançam sobre esquemas envolvendo contrato com usina de Santo Antônio
E os precatórios?
Alguém tem alguma notícia sobre os precatórios do TRT de Rondônia? Uma auditoria nas contas teria que ter encerrado no último dia 18 e deveria ir para pagamento. O Conselho Nacional de Justiça chegou a conclusão que está tudo certo nas contas, inclusive os cálculos atualizados devem subir ainda mais o valor. A justiça deveria encerrar logo esse processo, afinal o dinheiro já está na conta e tem um monte de servidores aguardando o desfecho. Teve gente que já morreu e até hoje, nada.
Manobras
Lúcio Mosquini, ex-diretor do DER vem trabalhando pesado na eleição de Maurão de Carvalho para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Vem arquitetando também o controle da SEDAM, já que o DER deverá ficar com o deputado Lebrão, que abriu mão de disputar a presidência da Assembleia em troca do comando do órgão. Esse martelo já está batido e o prego com a ponta virada.
No caso da Sedam
Mosquini arranjou um café da manhã nesta quarta-feira entre o prefeito de Ouro Preto Alex Testoni, seu irmão o deputado estadual Jaques Testoni e o governador, na residência oficial. O menu foi a direção da SEDAM. Jaques vem sendo cortejado em função de sua proximidade com Mosquini, que deverá indicar também o secretário de Obras do Estado. Eminência parda, Lúcio vem trabalhando pesado para ocupar espaço no governo, sua preocupação é que Daniel Pereira, o vice que queria demitir todos os comissionados que não estavam fazendo campanha durante o processo eleitoral, assuma o controle.
Um dos empecilhos
Chama-se Hermínio Coelho. O deputado foi o responsável pela denúncia de enriquecimento ilícito de Lúcio Mosquini, encaminhando ao Ministério Público provas de compra de fazenda, postos de gasolina e casas em Jaru. Também não é nenhuma novidade a briga entre Coelho e o governador. O problema é que Maurão quer Hermínio como seu vice, e o governo não quer nem ouvir falar nessa possibilidade. Está armada a celeuma.
Mesmo assim
Mosquini vem conseguindo trabalhar o nome de Maurão. O governo quer mandar na Assembleia, e já tem a seu lado cerca de 10 parlamentares, que inclusive estiveram reunidos com o governador e Mosquini na semana passada na residência oficial. Esta semana, Lúcio conversou, e convenceu, a deputada Glaucione a fazer parte do grupo de apoio de Maurão. Eles querem chapa única para não ter disputa, portanto, estção acomodando todo mundo agora, para evitar surpresas de última hora.
Então
Por enquanto está assim, Maurão de Carvalho será o próximo presidente da Assembleia, Lebrão será o diretor do DER e Jaques Testoni o secretário da SEDAM. E Mosquini será, bem, continua sendo o Mosquini.
Não vai acontecer
Tem ex-secretário apostando alto que será reempossado e outros acreditando que continuarão onde estão. A nova diretriz do governo é fazer alguma coisa funcionar, já que em quatro anos, com a atual equipe, as únicas coisas que andaram mesmo foram as denúncias de corrupção e negociatas.
Aos que acreditam
Na conversa fácil, basta lembrar do ex-Chefe da Casa Civil Ricardo Sá. Ele foi “demitido” pela coluna da Casa Civil, depois foi “demitido” pela coluna quando estava no Porto. Em ambos os casos, quando tentou confirmar sua demissão ouvia “Ricardo, não se preocupe, cuide de seu trabalho, isso é fofoca desse Alan Alex”.
Enquanto isso
A Procuradoria Regional Eleitoral apresentou denúncia (com farta documentação, filmagens e depoimentos) de práticas de abusos políticos e financeiros durante a campanha eleitoral dos candidatos Confúcio Ayres Moura e Daniel Pereira (governo e vice) durante as eleições deste ano. Entre as denúncias apresentadas estão a distribuição de comida e picolés em convenção do PMDB, a coação de servidores públicos para que comprassem “convites” para o jantar de arrecadação de fundos para a campanha e outras. Se condenados, ambos perdem os mandatos e ficam inelegíveis.
Nessas eleições
Foram cometidos todos os tipos de abusos possíveis e imagináveis por parte dos candidatos, principalmente pelo lado do atual governo, que disputava a reeleição. Por denúncias bem menores que essas candidatos foram presos em diversos estados, mas por aqui a impunidade, ao menos aparente, rolou solta. Resta saber se a Corte Eleitoral vai agir conforme tem que ser ou vai ser aquela calabresa com mussarela.
Relembrando
Vocês lembram da história do suposto golpe aplicado em Rondônia pela empresa chinesa Sustainable Forest Holdings Limited (Susfor) em 2010? (se não sabe do que estou falando, CLIQUE AQUI e AQUI) pois bem, em 2009 eles voltaram para a China e ganharam milhões na bolsa de valores apresentando os contratos que haviam sido feitos com as usinas.
Pois bem
A casa de muita gente que estava enrolada nessa história vai cair, e não vai demorar. A companhia alega que desde 2011 alguns de seus executivos vinham sendo abordados, através de e-mails e telefonemas ameaçadores de um representante dela no Brasil. Em função disso, foi registrado um boletim de ocorrências em São Paulo em outubro de 2011. A empresa afirma ainda ter alienado os contratos com a usina hidrelétrica de Santo Antônio ao preço de $ 114 milhões de dólares para alguns clientes, e os contratos foram assinados sob a lei de Hong Kong (China). De acordo com os termos e condições dos contratos de venda, os clientes eram responsáveis por organizar o transporte após a inspeção e aceitação da entrega. Mas a empresa teria vendido apenas os papéis, a madeira continuava aqui em Rondônia e seria retirada pelos compradores.
Porém
Em setembro de 2011 o acesso à área onde estava a madeira foi negado pela usina,sem qualquer explicação lógica, segundo a SUSFOR. Em função disso, a empresa devolveu o dinheiro aos compradores, entendendo que a responsabilidade não era deles, e sim do próprio grupo. Desde então, a SUSFOR mantém advogados no Brasil que estão acompanhando o caso e afirma que está em curso, pela Polícia Federal do Brasil, uma investigação nos estados de Rondônia, Acre e São Paulo.
Portanto
Quem andou se lambuzando nessa história da SUSFOR, pode começar a se preparar, porque em breve teremos novidades sobre essa caso. Por aqui, a propina rolou solta e pipocaram denúncias de todos os lados. Vamos aguardar. Essas informações foram retiradas de um relatório de auditoria independente feita pela SUSFOR. Quem quiser ler basta CLICAR AQUI (em inglês e chinês).
Para contatos
Fale conosco pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no http://www.facebook.com/painel.politico e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Whatsapp 9248-8911.
Alerta aos pais
O afogamento mata mais crianças abaixo de 15 anos por ano do que o sarampo ou a tuberculose, alertou um novo relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde). Segundo o órgão da ONU, a asfixia debaixo d’água está entre as dez principais causas de óbito de crianças e jovens em todo o mundo. De acordo com estimativas da OMS, 372 mil pessoas morreram afogadas em 2012. Mais da metade delas tinha menos de 25 anos. No grupo de pessoas com menos de 15 anos, essa foi a causa de morte de mais de 140 mil meninos e meninas, duas vezes mais que o número de mortes por tuberculose (quase 70 mil). O sarampo, em comparação, matou 145 mil pessoas, em todos os grupos etários, em 2013, segundo a OMS. O órgão da ONU informou que a maior parte das mortes por afogamento em 2012 (cerca de 90%) está concentrada em países menos desenvolvidos, especialmente na África, no sul da Ásia e nas regiões do Pacífico ocidental. Os homens têm o dobro de chance de ser vítimas de afogamento que as mulheres, acrescentou o relatório. No Brasil, 3,3 pessoas em cada 100 mil morreram afogadas em 2011 – o último dado disponível. A taxa é inferior à de países como Belarus (8) ou Belize (10), mas está acima da de vizinhos sul-americanos como Argentina (1,7), Colômbia (2,4) e Venezuela (2,1). Foi a primeira vez que a OMS fez um levantamento exclusivamente sobre o número de mortes provocadas por afogamento no mundo.
Add Comment