A Central Nacional dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (Centrape) ingressou com ação civil pública para impedir que idosos tenham o nome negativado em órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC. A ação está aguardando a deliveração do juiz, que poderá ou não conceder liminar obrigando os credores a cumprirem a determinação.
A ação é feita em nome dos idosos filiados à Centrape, mas pode ser estendida a toda a categoria de aposentados e idosos. Consultora jurídica da Centrape, Tônia Galetti explica que o objetivo com a ação é que as cobranças das dívidas de pessoas idosas sejam feitas de forma mais amigável.
— Entendemos que essas pessoas são muito vulneráveis e dependem do crédito para coisas básicas. A negativação tira o pouco da dignidade que resta aos aposentados e sua possibilidade de resolver problemas. O brasileiro, de um modo geral, já carece de educação financeira, mas os idosos veem seu poder de compra cair, com a aposentadoria menor a cada ano, e seu custo de vida aumentar.A gente pede que seja proporcionada a chance de resolver os problemas de forma amigável — argumenta a advogada.
FONTE: EXTRA
Add Comment