Medida seria alternativa ao corte de receitas das organizações defendido por Paulo Guedes
O governo negocia com as instituições do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Senac) um programa de qualificação para beneficiários do Bolsa Família. A medida seria uma alternativa ao corte drástico de receitas destinadas a essas organizações (de até 50% ), conforme prometeu o ministro da Economia, Paulo Guedes. A ideia é que a redução fique na casa de 30% se as instituições oferecerem cursos gratuitos para 4,8 milhões de jovens (entre 15 anos e 29 anos) em todo o país. As negociações estão sendo conduzidas pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra, com o aval de Guedes.
Segundo técnicos do governo, já ocorreram algumas reuniões com representantes do Sistema S, mas não houve acordo. A meta de vagas para qualificação apresentada pelas entidades ficou muito abaixo (menos da metade) do número defendido pelo Executivo. O grupo ficou de apresentar uma contraproposta nos próximos dias.
O Ministério da Cidadania pretende formatar o programa ainda este mês. A ideia é que ele funcione junto com o Progredir (que oferece microcrédito para pequenos empreendedores em comunidades carentes) – criando uma espécie de “porta de saída” do Bolsa Família, explicou uma fonte.
Criadas por lei, a principal missão das organizações do Sistema S é investir na qualificação e treinamento dos trabalhadores em diversas áreas , como indústria, comércio, serviços, agricultura. Elas recebem recursos públicos oriundos das contribuições pagas pelos empregadores sobre a folha de pagamento. Mas o acesso dos trabalhadores aos cursos é restrito, com custos elevados na maioria dos casos. Em 2017, o Sistema S recebeu R$ 16,5 bilhões.
FONTE: O GLOBO
Add Comment