É bem assim. “A normalidade é uma estrada pavimentada. É confortável para andar, mas não crescem flores nela” (Vincent van Gogh).
DOCUMENTÁRIO SOBRE POVO MAKURAP DISPONÍVEL NA INTERNET
O documentário Kiteyã Toalet Makurap – Nosso conhecimento Makurap, resultado de um projeto colaborativo entre o povo Makurap, da Terra Indígena Rio Branco, e o Departamento de História do Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), está disponível na íntegra, neste link, para visualização na plataforma de vídeos YouTube. O filme foi produzido pela professora pesquisadora Roseline Mezacasa, docente do Departamento de História do Campus de Rolim de Moura. Nesta produção, a partir das suas narrativas e seus modos de fazer, os protagonistas dessa história [os indígenas] apresentam sua cultura e duas complexas relações através do seu território. De acordo com a professora, no território rondoniense, mais de trinta etnias corroboram para a construção de um mosaico étnico. Entretanto, ela afirma que “mesmo com uma significativa riqueza étnica, poucos são os espaços construídos para apresentar esses povos, nos seus modos de fazer, modos de existir no mundo”. Neste contexto, surgiu o documentário KiteyãToalet Makurap – Nosso conhecimento Makurap. Tal proposta recai sobre a importância da produção de materiais audiovisuais que contenham as histórias indígenas, a partir dos seus protagonistas: os indígenas.
EMPRESÁRIOS DO COMÉRCIO RECEBEM CANDIDATOS AO GOVERNO E AO SENADO
Uma série de demandas de empresários rondonienses foi entregue na tarde de terça-feira (29), ao candidato a governador Expedito Junior e ao candidato a senador Marcos Rogério, por lideranças da Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio), durante reunião realizada no auditório da entidade.
Na oportunidade Expedito assinou um documento no qual a federação apresenta propostas para melhorar a logística intermodal, cobra o alfandegamento do aeroporto internacional de Porto Velho, pede a rediscussão da lei de incentivos fiscais, no sentido de que as empresas que venham se instalar em Rondônia informem quantos postos de trabalho serão criados. Aos empresários do setor produtivo, Expedito se comprometeu em adotar medidas urgentes para agilizar o licenciamento ambiental, que
atualmente é emperrado e muito burocrático. “Sem desrespeitar a legislação, iremos agilizar a liberação de licenças ambientais. Tenho dito que é possível de ser emitida em até 30 dias e não em cem dias ou mais como é atualmente”, disse. Expedito se dispôs a manter um canal de diálogo constante com os setores do comércio e indústria, na busca por soluções comuns para a melhor forma de fortalecer o desenvolvimento de Rondônia. Ao final do encontro o presidente da Fecomércio, Raniery Coelho entregou um projeto para fomento e desenvolvimento do turismo que o candidato ficou de analisar e se for o caso, incorporar ao seu plano de governo. A Fecomércio está recebendo todos os candidatos ao governo e ao senado para solicitar fornecer subsídios ao futuro governo e pedir apoio para projetos de desenvolvimento do Estado. Antes Acyr Gurgacz
FESTA DA PARÓQUIA SÃO JOÃO BOSCO
Amanhã, às 20:00, na Paróquia São João Bosco, na Brasília, 3512, bairro da Liberdade, acontece a grande Festa de São João Bosco 2018 que tem o arraial da comunidade paroquial São João Bosco. Com comidas típicas, música, brincadeiras e prêmios. Além da ação entre amigos concorrendo a 01 moto, 01 TV, 01 máquina de lavar e 01 armário.
PRIVATIZAÇÃO DA CERON
O governo federal realiza nesta quinta-feira (30) o leilão de três distribuidoras da Eletrobras: a Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre); a Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron) e a Boa Vista Energia, de Roraima. As três fazem parte do conjunto de seis distribuidoras que o governo havia planejado privatizar até o fim do ano. O leilão desta quinta estava marcado para começar às 15h na sede da B3, antiga BM&FBovespa, em São Paulo.
MERCADO IMOBILIÁRIO DE MANAUS VOLTA A FICAR REAQUECIDO
O mercado imobiliário de Manaus, em julho, voltou a ficar reaquecido movimentando R$ 80 milhões no mês. A principal razão foi o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), pois, a comercialização de imóveis foi predominantemente de padrão econômico. Segundo a Ademi-AM (Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas) e o Sinduscon-AM (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas), das 3.896 unidades disponíveis, 45,4% eram do padrão econômico e 19,3%
de alto padrão. Apesar de não ter superado junho, quando houve um crescimento no setor de 39% em relação a julho do ano anterior. Os apartamentos de dois dormitórios, com 319 unidades comercializadas, representando 86% das vendas foi o tipo de imóvel mais negociado. A venda de unidades residenciais tiveram 346 de comercializações. A pesquisa reforça a tendência que os imóveis de dois quartos é a mais vendida no Estado. Com menores valores e menores metragens quadradas, eles tornam-se mais acessíveis financeiramente. Para o presidente da comissão indústria imobiliária do Sinduscon, Marco Bolognese, o setor teve o melhor desempenho do trimestre desde 2016, o que indica recuperação do mercado.
OTIMISMO DOS BRASILEIROS TEM O MAIOR AUMENTO EM DOIS ANOS
O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) subiu 3,1% em relação a julho e alcançou 104,7 pontos em agosto, o maior nível desde maio de 2016, quando o Brasil ainda enfrentava a recessão. Ainda assim, continua 2,8% abaixo da média histórica dos 107,7 pontos. Os dados são da pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para o gerente-executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, a melhoria se deve à proximidade das eleições de outubro. “Os consumidores, que são os eleitores, esperam que o governo eleito melhore a situação da economia, o que terá um impacto positivo na vida das pessoas. Por isso, os brasileiros estão mais otimistas.” A pesquisa aponta o aumento do otimismo dos brasileiros como resultado da melhora das perspectivas sobre a inflação, o emprego e a renda pessoal nos próximos seis meses. O indicador de expectativas sobre a inflação aumentou 3,2%, o de desemprego subiu 3,1% e o de renda pessoal cresceu 5,6% em relação a julho.
AUTOR: SÍLVIO PERSIVO – COLUNISTA TEIA DIGITAL
JORNALISTA, PROFESSOR E ECONOMISTA
Add Comment