Alguns homens tem o dom da premonição. “O que acontece é que Deus anda cansado de carregar tantos malandros de tão pouca vergonha. Por isso, decidiu agora ajudar chineses porque esses hereges sabem fazer uma coisa de que já nos esquecemos: trabalhar” (Assis Chateaubriand).
É PRECISO INVESTIR NA QUALIDADE DO CAFÉ DE RONDÔNIA
Aconteceu nesta segunda-feira (21), no Palácio Rio Madeira, a abertura do Seminário Internacional do Café Robusta Fino. Na ocasião foi ressaltada a produtividade do café em Rondônia chama a atenção do mundo, mas, também a questão da qualidade da qual depende o valor do produto final e é nisto que o estado deve investir. O governador Daniel Pereira insistiu nesta tese ao participar do evento, que reúne, durante toda a semana, no mesmo local, produtores, especialistas e pesquisadores. Entre os palestrantes está a embaixadora do café na Ásia, a indiana Sunamine Menon. Com números que não param de surpreender e qualidade que se destaca nos eventos nacionais, o café rondoniense é protagonista quando se fala na bebida nos estados produtores e também no exterior. Neste cenário, segundo o governador, é correto que os cafeicultores sejam tratados os responsáveis pelo sucesso do produto regional. Presente ao seminário, o produtor Ezequias Brás, “Tuta do Café”, é tido como um ícone no setor, onde atua há mais de 40 anos. Presidente da Câmara Setorial do Café, é uma autoridade no setor e tem o respeito da categoria. Também participaram do evento produtores da etnia Surir, aos quais o governador se referiu com carinho. “Eles já me pediram apoio para plantar café. Espero, até o final do ano, entregar pelo menos 20 mil mudas”. O café de Rondônia, destacou Daniel Pereira, possui alta produtividade no menor espaço, fato que deve ser creditado, em grande parte à pesquisa da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e ao apoio da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural).
LANÇAMENTO DA REVISTA ALUÁ
A Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realizará no dia 30 de maio de 2018, às 17h, no auditório da UNIR–Centro, o lançamento da 1° edição da Revista de Cultura e Extensão – Aluá. O evento será aberto ao público em geral. Aluá é um periódico da UNIR, produzido pela PROCEA,
que visa à publicação de textos e artigos originais dedicados a ações extensionistas e culturais promovidas por docentes, técnicos, discentes e produtores culturais. Dividida em sessões, apresenta entrevistas; dossiê temático; galeria de arte com literatura, artes visuais, outras produções artísticas e um panorama dedicado a práticas com destaque institucional. A Revista tem por objetivos fomentar a extensão universitária, permitindo que seu conteúdo seja uma fonte de reconhecimento e visibilidade; aliar produção científica e comunicação, promovendo uma leitura dinâmica e acessível; contribuir para a troca de experiências com outras instituições e para a promoção do intercâmbio entre pessoas de diferentes áreas do conhecimento.
NOVO SECRETÁRIO ESTADUAL DE PLANEJAMENTO TOMOU POSSE
Ao empossar Pedro Antônio Pimentel como secretário da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), o governador Daniel Pereira disse que, por fazer parte de uma equipe que conduziu bem a pasta nos últimos anos, este é o nome ideal. Maria Emília da Silva assumiu como secretária adjunta. Pedro Pimentel foi secretário adjunto da Sepog enquanto o titular foi George Braga, que pediu exoneração há uma semana. Maria Emília também faz parte dos quadro da secretaria. “Se George Braga quisesse, continuaria na equipe”, afirmou o governador no breve discurso que fez na solenidade. Ele exaltou a qualidades do ex-secretário e destacou que participou de audiência recente no BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) para tratar de investimentos para uma grande obra no estado e foi questionado pelo presidente da instituição se não tinha interesse em pleitear o dobro dos recursos pretendidos. “Isto só acontece com estados que têm as contas equilibradas, pois o credor sabe que pode investir nelas”, explicou o governador. Sobre o novo secretário, Daniel Pereira disse que trata-se de técnico que reúne as condições necessárias para conduzir bem a Sepog, da mesma forma que Maria Emilia. A escolha, afirmou o governador, foi exclusivamente técnica. “Não sei e não vou perguntar sobre as correntes políticas a que pertencem”.
AGROINDÚSTRIA DE AVES EM CEREJEIRAS
Com o abate de 200 aves por dia, a agroindústria de processamento de ave Qualy Frango foi inaugurada no domingo (20) pelo governador Daniel
Pereira, na linha 5, em Cerejeiras, a agroindústria Qualy Frango, de processamento de aves. Os investidores já têm garantido o consumo da produtividade na cidade e pretendem ampliar a capacidade de produção nos próximos cinco anos para expandir as vendas no Sul de Rondônia.
SERASA LANÇA VOICE OF CUSTOMER
Durante o evento Gartner Data & Analytics Summit, que acontece nos dias 22 e 23 de maio, em São Paulo, a Serasa Experian lança o Voice of Customer, solução que identifica e analisa dados das interações entre empresas e clientes, sejam elas feitas por voz ou por meio de canais digitais de relacionamento (SMS, email, URA etc). O objetivo é ajudar na compreensão e aprimoramento do relacionamento entre as companhias brasileiras e seus públicos. O Voice of Customer utiliza o processo de transcrição de diálogos (áudios) por meio de uma parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) que desenvolveu uma ferramenta de reconhecimento de fala com foco na língua portuguesa e suas particularidades. “É possível reconhecer um vocabulário extenso, incluindo os sotaques e regionalismos do país, com precisão”, explica Luciano Lemos, Gerente de Marketing de Produto do CPqD. Após essa transcrição dos áudios, de acordo com a necessidade da empresa, a Serasa Experian aplica técnicas de Speech Analytics e Text Mining para agregar inteligência às informações. “Um dos grandes objetivos das empresas é poder ouvir todos os seus clientes, e agora isto é possível com o Voice of Customer”, afirma Julio Guedes, diretor de Decision Analytics da Serasa Experian. Com a solução, é possível entender como os clientes podem ser atendidos de uma forma ainda melhor e o que pode ser mudado na estratégia para evitar problemas futuros e/ou aumentar as oportunidades de negócios”, explica.
AUTOR: SILVIO PERSIVO – COLUNISTA TEIA DIGITAL
PROFESSOR E ECONOMISTA
Add Comment